Nesta quinta-feira (05), o Conselho Diretor da Anatel concedeu a aprovação prévia da transferência de controle da V.tal do grupo Oi para o fundo multiestratégia do BTG, desde que seja apresentada a ata da assembleia-geral que aprovou a operação, na primeira etapa.
Segundo Pedro Arakawa, Diretor Comercial da V.tal, desde o ano passado a V.tal já atua como empresa pioneira de rede neutra de conectividade fim a fim do mercado brasileiro e conta com 16 milhões de casas passadas com internet de fibra ótica e tem a perspectiva de atingir 32 milhões até 2025.
“Com a aprovação da Anatel, concluímos hoje mais uma etapa do processo de alienação de controle e gestão da V.tal para a Globenet e para os fundos de investimentos geridos pelo Banco BTG Pactual”, disse.
“Já temos diversas operadoras e provedores usando a nossa rede neutra e esperamos aumentar esse número de forma significativa nos próximos meses. Com essa aprovação, partimos, internamente, para o processo de fechamento do acordo para o futuro controlador, que culminará com a indicação e nomeação da nova diretoria executiva da V.tal e a segregação total da companhia. Assim, avançamos firmes com o nosso plano de investimentos de R$30 bilhões para acelerar o negócio de redes neutras no Brasil”, concluiu.
No fim de 2021, o Grupo BTG anunciou que pretende investir R$ 30 bilhões nos próximos 5 anos na V.tal (antiga InfraCo), a nova empresa de fibra criada pela Oi (OIBR3/OIBR4).
A ideia por trás da V.tal é torná-la uma viabilizadora de infraestrutura de fibra para provedores e operadoras, a partir da oferta de uma rede 100% neutra