A Apple descontinuou o iPod mais de 20 anos após seu lançamento. A iteração mais recente do player de música, o iPod Touch, não é atualizada desde 2019, e muitos de seus recursos já estão disponíveis em outros produtos.
A Apple disse que continuará a vender o Touch, a única geração do iPod ainda à venda, “enquanto durarem os estoques”.
O iPod foi lançado em 2001 e foi o primeiro MP3 player capaz de armazenar 1.000 músicas. Além do Touch, as versões incluíam o iPod mini, o iPod Nano e o iPod Shuffle.
Em 2011, a Apple detinha 70% do mercado global de MP3 players e, até hoje, mais de 400 milhões de iPods foram vendidos.
A empresa parou de vender o Nano e o Shuffle, seus últimos tocadores de música independentes, em 2017, e especialistas do setor previram há muito tempo que o Touch seguiria, dada a prevalência do iPhone e outros smartphones que podem ser usados para ouvir música.
Versões posteriores do Touch cada vez mais se assemelhavam a smartphones, permitindo aos usuários tirar fotos, enviar e-mails e fazer videochamadas.
Em um comunicado anunciando a descontinuação, Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, disse que o “espírito do iPod vive”.
“A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários da mesma forma que o iPod impactou mais do que apenas a indústria da música – também redefiniu como a música é descoberta, ouvida e compartilhada”, ele disse.
Em 20 anos, existiram vários modelos, alguns dos quais se destinavam a armazenar mais músicas e outros a serem mais compactos. Havia cinco versões principais do dispositivo:
- iPod Classic: Os modelos mais famosos receberam seis gerações e até a última versão lançada em 2007 tinha 160 GB de armazenamento;
- iPod Mini: Lançado como uma versão mais compacta, teve duas gerações, sendo a última lançada em 2005;
- ipod nano: o aparelho substituiu a versão “mini”, havia sete gerações e a versão mais recente, lançada em 2012, tem tela de 2,5 polegadas e 16 GB de armazenamento;
- ipod shuffle: A linha tinha quatro gerações, apenas uma sem tela e, como o nome sugere, tocava músicas em modo aleatório;
- ipod touch: A linha lançada em 2007 foi a primeira com tela sensível ao toque, o que eliminou a necessidade de botões circulares.