A TV Globo anunciou nesta quarta-feira (12) que vai transmitir a Copa Libertadores de 2023 a 2026 após o processo de licitação feito pela Conmebol ser aprovado. Os jogos também serão exibidos nos canais fechados e streamings ESPN e Paramount.
A Globo está sem transmitir a Libertadores desde 2019. A emissora tinha os direitos de exibição da competição até março de 2020. No entanto, foi nessa época que as competições foram paralisadas por causa da pandemia e a empresa rescindiu o contrato com a Conmebol.
O restante do torneio em 2020 foi exibido pelo SBT, assim como as edições de 2021 e 2022. Agora, três anos depois, a Globo voltará a televisionar a Libertadores na TV aberta.
Já a Copa Sul-Americana ficou com a emissora de Silvio Santos, que exibirá os jogos até 2026. Os canais fechados ESPN e Paramount também ficaram com a posse da Copa.
Já a One Football comprou pacotes de melhores momentos de Libertadores e Sul-Americana e a Disney, através do streaming Star+, exibira jogos da Libertadores e Sul-Americana.
Confira a nota da Globo sobre a decisão:
“A TV Globo recebeu a confirmação da Conmebol de que foi a emissora escolhida para exibir a Libertadores, em acordo válido por quatro anos, de 2023 a 2026, com exclusividade na TV aberta no Brasil. Para nós, é uma grande satisfação celebrar novamente esta parceria. Construímos uma relação de quase três décadas com a Conmebol, exibindo a Libertadores desde 1993, e acreditamos que ajudamos a consolidar o sucesso da competição no Brasil, através de um alcance único e de uma alta qualidade reconhecida pelo público, não apenas na transmissão mas também na cobertura da competição.”
Briga de gente grande
Na segunda rodada da licitação participaram da briga a ESPN, Amazon e Paramount. As empresas brigaram por dois pacotes de partida. O principal com direito de escolha prioritária de partidas, à exibição exclusiva da final em TV fechada e também à Recopa.
Quem era dona do pacto número um da Libertadores era a Disney, sendo que obteve as maiores audiências da TV por assinatura com a competição em 2021.
O interesse da Amazon na competição é para ampliar seu conteúdo esportivo, uma vez que já conta com a Copa do Brasil. Enquanto que é a primeira inclusão da Paramount no mercado local no futebol ao vivo.
Vale ressaltar que quem venceu a licitação não poderá revender os direitos para outros grupos de mídia.