O TikTok é umas das redes sociais que mais está fazendo sucesso atualmente. No entanto, a popularidade da plataforma pode enfrentar um concorrente em breve. Acontece que entre um dos investimentos recentes do Google está um aporte de US$ 300 milhões para a startup indiana ShareChat, rival do TikTok.
Com o investimento, a empresa elevou seu valor de mercado do ramo de mídia social para a faixa dos US$ 5 bilhões, de acordo com dados da Reuters. Essa é a segunda vez que a gigante de buscas investe no setor de aplicativos de vídeos curtos na Índia, cujo segmento é dominado pelo TikTok, atualmente.
O investimento do Google acontece junto ao salto da popularidade dos concorrentes do TikTok na Índia, já que o aplicativo da ByteDance continua banido do país desde 2020, por causa de desacordo com o governo indiano com a China: “eles estão engajados em atividades que são prejudiciais à soberania e integridade da Índia, à segurança do estado e à ordem pública”, relataram as autoridades do país na época.
O ShareChat possui atualmente 180 milhões de usuários ativos mensais. Entre seus investidores estão nomes conhecidos, como Twitter e Snap, empresa dona do Snapchat.
Com a efetivação da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, o empresário terá automaticamente uma participação de 6% a 8% no concorrente do TikTok, segundo especialistas.
Excesso de anúncios
Também na Índia, usuários do Google Messages, aplicativo de mensagem da companhia, estão reclamando do excesso de anúncios. Eles alegam que diversos anúncios são enviados por dia, mesmo quando o recurso de proteção contra spam está ativado.
Pelas queixas, às propagandas são insistentes e aparentam ser de companhia de empréstimos pessoas, jogos de azar e até mesmo de seguro de vida.