Na semana passada, a SpaceX atualizou o mapa de disponibilidades dos serviços ofertados pela Starlink e o Brasil passou a fazer parte oficialmente dos países que são atendidos pela empresa. No entanto, o serviço de internet ainda não está disponível em todo o país. Com a atualização, a companhia passa a estar disponível em 32 países.
No Brasil, a cobertura da internet via satélite da Starlink está disponível em grande parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de algumas áreas de Minas Gerais. O Rio Grande do Sul aparece com cobertura prevista para o final deste semestre.
No Espírito Santo e em cidades ao norte de Minas Gerais, incluindo Montes Claros, o serviço de internet da Starlink está previsto para estar disponível até o fim deste ano. Parte do Paraná, como Cascavel e Maringá, tem previsão para o primeiro trimestre de 2023, assim como para cidades como Presidente Prudente e Araçatuba, em São Paulo. Já para as demais regiões brasileiras, a SpaceX aponta que o serviço será disponibilizado no primeiro trimestre de 2023.
Vale lembrar que a chegada do serviço da Starlink tem como foco atender regiões que não são geralmente atendidas pelos serviços de telecomunicações tradicionais, como áreas rurais e afastadas de grandes centros urbanos.
A maior cobertura da rede da Starlink é nos Estados Unidos, mas ainda há vários pontos do país marcados para ter o serviço “até 2023”. Já em alguns países da Europa, como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido há cobertura quase integral da empresa.
Em regiões como África, Ásia Oriental e partes da Europa ainda não contam com serviço, mas elas também estão na previsão para 2023. Localidades como China e Afeganistão estão sem previsão de ofertar o serviço por restrições políticas.