De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reportados pela Conexis Brasil Digital, os serviços de telecomunicações tiveram uma queda em relação ao número de reclamações. No mês de março, houve uma queda de 29,4%. Foram registradas 165.545 queixas no mês, redução de 68.902 a menos em relação ao mesmo mês de 2021.
Segundo a entidade, todos os serviços do setor têm mostrado uma queda consistente, sendo que a maior redução foi registrada na TV por assinatura, com 34,4%. As reclamações de banda larga fixa caíram 33,4%, enquanto que o serviço de telefonia móvel teve uma redução de 18,5%.
Para a Conexis, que representa as principais operadoras do país, essa diminuição é resultado das iniciativas feitas pelo setor para melhorar a relação com o consumidor e de normativos do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART).
No entanto, também não é possível deixar de fora da análise, que o serviço de TV por assinatura tem perdido mercado nos últimos tempos. Ou seja, muitos consumidores estão trocando o segmento por outras formas de consumir conteúdo, como o streaming. Dessa forma, se o número de assinantes está diminuindo, não seria anormal ocorrer uma queda também no volume de reclamações.
Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, afirma que o número de reclamações também está em queda na plataforma da Consumidor.gov.
“Já estamos há quase um ano registrando quedas superiores a 20%, reduções recordes no número de reclamações registradas na Anatel. Mas as queixas não estão caindo só na Anatel, dados da Consumidor.gov também mostram uma queda de 4,9% no número de reclamações registradas na plataforma”.
Em relação aos assuntos das reclamações dos usuários, os dados da Anatel apontam que as queixas sobre cobranças reduziram 30%, um dos principais pontos reclamados pelos consumidores. Em março deste ano, foi registrado uma queda de 24.941 queixas, em comparação com o mês do ano anterior.
As queixas em relação a qualidade, funcionamento e reparo do serviços de telecomunicações tiveram queda de 44% em março, representando uma diminuição de 22.328 reclamações.