Nesta terça-feira (3), a secretária de Telecomunicações, Nathália Lobo, participou do Painel Telebrasil 2022 e falou sobre o impacto das conectividades no setor financeiro do país. Baseado em um estudo da Nokia, Lobo destacou que a chegada do 5G no brasil irá gerar um valor econômico total de R$ 1,2 trilhão até 2035, sendo que R$ 88 bilhões serão do montante gerado no varejo.
A secretária falou que vários segmentos serão afetados pela nova rede, “principalmente a indústria e o agronegócio“. Ela usou como exemplo, a transformação com a cobertura de 35 mil km de rodovias federais que contarão com internet de alta velocidade, cujo compromisso foi assumido pelas empresas vencedoras do leilão realizado em novembro do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com Lobo, a logística de carga passará a ter veículos autônomos, monitoramento online, digitalização de documentos e conexão entre os dispositivos com a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
“Não é só mais um ‘G’. Vamos sair de uma banda larga para uma internet massiva, com vários dispositivos integrados e otimização de estoques, tudo para conseguir chegar ao consumidor final de uma forma mais inteligente”, afirmou.
Durante sua passagem no painel, a secretária de Telecomunicações também lembrou sobre a implantação do 5G em todas as capitais brasileiras, que devem ser realizadas ainda este ano e em todas as demais cidades até o final da década. “A intenção é promover inclusão digital para os brasileiros que ainda não possuíam acesso à conectividade, gerando uma nova demanda para o comércio eletrônico“, afirmou a secretária.
Também participou do Painel Telebrasil 2022, a secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques; o diretor da Câmara Brasileira da Economia Digital; o diretor de Vendas, Indústria e Comércio da Oi Soluções, Luís Ramos; e o vice-presidente de TI e Transformação da Rede Paguemenos.