A T-Mobile lançou nesta segunda-feira um conjunto de produtos 5G para atrair clientes empresariais e capturar parte da participação de mercado das rivais Verizon e AT&T, e contratou clientes como uma montadora, uma operadora aérea e um parque temático.
O conjunto de produtos, que chama de soluções avançadas de rede 5G, oferecerá três níveis – de uma rede 5G privada completa ao compartilhamento de espaço em uma rede pública, disse à Reuters Callie Field, presidente do grupo de negócios da T-Mobile. Field se recusou a nomear os clientes.
A T-Mobile, armada com uma parcela maior de espectro que é ideal para 5G do que a Verizon e a AT&T, está tentando conquistar clientes empresariais, apesar do domínio de seus rivais mais estabelecidos.
Um de seus clientes, SailGP, está usando o 5G privado da T-Mobile em São Francisco, onde viu a latência cair 50% em comparação com o Wi-Fi enquanto envia análises em tempo real de barcos viajando a 60 milhas por hora.
Ter uma rede 5G privada ajuda as empresas a evitar disputas de velocidade com outras em uma rede pública e permite aplicativos com uso intensivo de dados.
Espera-se que portos, aeroportos, armazéns e centros de logística sejam os primeiros a adotar o 5G privado e a receita de infraestrutura sem fio privada da IDC a atingir US$ 8,3 bilhões até 2026, de US$ 1,7 bilhão em 2021.
Field disse que a T-Mobile estava trabalhando com a Dell para infraestrutura de “computação de ponta” para 5G privado, mas também poderia trabalhar com um fornecedor que o cliente escolher.
A “computação de borda” ajuda na análise de dados em massa onde foram coletados – chão de fábrica ou plataforma de petróleo – antes de movê-los para servidores remotos, atraindo grandes empresas de tecnologia para oferecer seus conhecimentos.
A T-Mobile, na qual a Deutsche Telekom detém uma participação de 48,4%, vem ganhando assinantes após sua fusão com a Sprint e à medida que lança seu serviço 5G.