A manhã desta quinta-feira (23) começou agitada no e-commerce brasileiro após a Fast Shop, rede de lojas varejistas, anunciar o fechamento de todas as suas unidades físicas e tirar o site do ar por motivos ainda pouco conhecidos, mas provavelmente em decorrência de algum problema técnico nos servidores da companhia ou instabilidade que impossibilita a execução do serviço.
Essa não é a primeira vez que a rede suspende seus serviços de modo repentino, sendo que na última ocasião foi confirmado um ciberataque nos sistemas internos da empresa impedindo o processamento de compras na plataforma virtual e causando sérios transtornos aos consumidores.
Uma publicação feita no perfil oficial da Fast Shop no Twitter exigindo o pagamento de “resgate” pelos retorno do site confirma se tratar de um ataque de ransomware, metodologia que há alguns meses derrubou o site das lojas Americanas por vários dias.
A postagem afirma que se a companhia não pagar o valor para reaver o acesso — montante que ainda não foi informado — os dados obtidos serão vazados na internet por um grupo ainda desconhecido.
Publicação no Twitter
Na noite de ontem (22) a empresa respondeu alguns comentários afirmando se tratar de apenas uma manutenção no site. Contudo, quando indagada sobre o porquê da instabilidade a Fast Shop apenas disse “Ransomware“.
Em uma publicação mais recente, a gigante varejista anunciou o fechamento de todas as lojas até domingo (26) e pedidos. Veja o comunicado:
Anunciamos o fechamento de todas as lojas até 26/06 e todos os pedidos online adiados até 27/06
— Fast Shop (@fastshop) June 23, 2022
Pedimos desculpas pelos problemas
Suporte aos clientes
O Minha Operadora tenta contato com a empresa para obter esclarecimentos sobre o acontecido e posicionamento da Fast Shop com relação aos pedidos dos clientes feitos no site antes da instabilidade nos servidores.
Por ora, a rede ainda não se pronunciou sobre o assunto e não há nenhuma orientação aos consumidores. Entretanto, conforme menciona o tweet feito pela empresa, as compras on-line foram adiadas para a próxima segunda-feira, 27.