Chegou oficialmente no Brasil essa semana o Google Duplex, uma tecnologia que utiliza inteligência artificial com capacidade de comunicação natural para automatizar tarefas cotidianas, como agendamento de compromisso por telefone e atualização de cadastros. A novidade foi revelada no evento Google for Brasil, realizado na terça-feira,14, em São Paulo (SP).
A tecnologia já está sendo usada no país de três formas, em testes: fazer ligações para atualização de informações de negócios no Maps e Google Search, automatização de tarefas na internet e realização de consultas de locação de votação.
De acordo com o Google, mais de 200 ligações por dia são realizadas pelo Duplex e mais de 50 mil negócios já foram atendidos pela tecnologia no país.
“Assim que alguém atende o telefone, o Duplex explica que a ligação faz parte do processo de atualização do Google Maps, pedindo em seguida para confirmar os horários de abertura e fechamento”, explica a companhia.
Como ferramenta de automação de compras, em parceria com a Ingresso.com, o Google Duplex permite comprar ingresso de cinema diretamente na página de busca, facilitando o processo que poderia ser mais complexo para pessoas que apresentam pouca familiaridade com o universo digital.
“O Google ganhará dinheiro indiretamente, pois o fortalecimento da Busca para serviços implica em mais ganhos”, explicou o head de Parcerias durante uma das mesas redondas do evento.
A tecnologia também pode ser usada para facilitar a busca de local de votação para as Eleições de 2022, graças a uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a companhia, o Duplex poderá ser utilizado com a Google Assistente para obter a informação no site do TSE sem dificuldades.
Tanto a compra de ingressos quanto a consulta aos locais de votação ainda não está disponível para os usuários, com previsão para sua chegada no segundo semestre deste ano.
Embora seja um grande avanço, o Google Duplex ainda tem um grande caminho pela frente. Até o momento, a tecnologia está presente em 11 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Nova Zelândia.