A partir de hoje (15), a Microsoft não dará mais suporte ao navegador Internet Explorer (IE), que foi lançado em 1995. Com isso, aquelas pessoas que ainda utilizam a ferramenta nas versões do Windows 10 serão direcionados para o Edge, navegador atual da companhia.
O encerramento de suporte ao navegador foi informado pela empresa ano passado, quando anunciou que o aplicativo de desktop do navegador não seria mais compatível com determinadas versões do Windows 10.
“Com o Microsoft Edge, fornecemos um caminho para o futuro da web respeitando o passado. A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás aplicativos e sites que eram confiáveis e ainda funcionam “, detalhou a empresa em comunicado oficial.
De acordo com a Microsoft, a retirada do suporte ao navegador nao afetará aplicativos baseados em um servidor ou o Windows 10 Long-Term Servicing Channel (LTSC), nem afetará o mecanismo Trident MSHTML, sendo que os que foram desenvolvidos para o Internet Explorer poderão ser executados por meio de um modo de compatibilidade no Edge.
Ao encerrar oficialmente o suporte ao IE, a empresa explica que o novo navegador, além de maior segurança e ser mais moderno, oferece maior garantia de compatibilidade com sites e aplicativos mais antigos.
“O Microsoft Edge possui o modo Internet Explorer (“modo IE”) integrado, para que você possa acessar esses sites e aplicativos mais antigos baseados no Internet Explorer diretamente do Microsoft Edge”, anunciou.
Com essa mudança, ao clicar nos atalhos do Internet Explorer, o usuário já será direcionado para o Microsoft Edge. O novo navegador já deve estar instalado no computador com Windows 10.