Nesta semana surgiram rumores e conversas sobre um plano de assinatura da Netflix totalmente de graça, que seria baseada em anúncios. As informações foram repassadas informando que o streaming planejava lançar um plano gratuito que seria monetizado com anúncios entre o final deste ano e início de 2023. No entanto, empresa desmentiu.
Durante o lançamento da nova série brasileira “Maldivas” ocorrida nesta segunda-feira (13), Francisco Ramos (Ou ‘Paco’) vice-presidente de conteúdo da Netflix na América Latina, após ser questionado sobre o novo plano da plataforma baseado em anúncios, ele respondeu com um “És gratuito”. Ele também falou que o streaming terá mesma versão do catálogo com publicidade e sem publicidade.
Entretanto, depois que a notícia foi publicada, a empresa esclareceu ao jornal que não existiriam nenhum plano da Netflix de graça, mas uma assinatura com um valor mais acessível em relação ao praticados nos planos atualmente, sendo que o mais em conta hoje é o de R$ 25,90/mês.
Na reportagem da Folha de São Paulo, Elisabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo para o Brasil, confirmou que “nós vamos lançar uma assinatura suportada por publicidade. Não sabemos ainda quando: pode ser entre o final deste ano e o começo do próximo”.
De acordo com a empresa, o novo plano monetizado por anúncios seria uma das alternativas para o consumidor brasileiro, algo que vem acontecendo em outros países com poder aquisitivo menor.
Até o momento, o planejamento é lançar uma assinatura sem que seja necessário a retirada dos existentes. Ou seja, os consumidores continuariam com a opção de assinar um plano normalmente e ter acesso aos contratos sem precisar assistir anúncios.
Não é novidade que a Netflix tem apresentado uma perda de assinantes nos últimos tempos, embora tenha ganhado novos clientes ou recuperado os que cancelaram a assinatura por causa do lançamento de novas séries, como Stranger Things. O plano com anúncio é uma forma de trazer novos assinantes e tentar alavancar sua base novamente.