A Siga Antenado, entidade criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), iniciou nesta segunda-feira (20), a distribuição de kits com antenas parabólicas convencionais para beneficiários de programas sociais do governo federal inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Segundo informações, a distribuição dos kits para a população terá início em Brasília, no Distrito Federal, e deve ser expandida para mais capitais brasileiras nas próximas semanas, no entanto, não há informações sobre o cronograma de disponibilidade dos equipamentos para o restante da população.
Conforme consta no site da Entidade Administrativa de Faixa (EAF), pessoas que possuem antenas digitais não precisam efetuar a substituição do equipamento para continuar assistindo à programação gratuita disponibilizada na TV aberta.
A iniciativa de descontinuar o sinal analógico de televisão — que atualmente utiliza a banda C e será migrada para a banda Ku — faz parte dos esforços do Gaisp para “limpar” a frequência de 3,5 GHz evitando interferência na rede móvel de quinta geração, o 5G.
Além de evitar problemas na implementação do 5G, frequência que teve o prazo de liberação adiado para o final de setembro, o kit digital também proporciona imagem mais nítida, som de melhor qualidade e novos canais.
Como solicitar a troca?
Todas as informações sobre o programa podem ser encontradas no site oficial da Siga Antenado. A solicitação de troca do equipamento é exclusiva para os cidadãos inscritos no CadÚnico, logo, caso não utilize nenhum benefício social do governo — como Auxílio Brasil, por exemplo — não é possível requerer o kit.
O Minha Operadora contatou a assessoria de imprensa da Siga Antenado para obter mais detalhes sobre a previsão de disponibilidade em outros municípios além de Brasília, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.
- Kit de antenas — saiba mais