A Telecom Italia conseguiu garantir do governo italiano um financiamento de 725 milhões de euros para impulsionar a implementação do 5G e conectar redes de fibra óptica em áreas carentes. De acordo com a agência encarregada de gerência dos dois projetos, a Infratel Italia, o financiamento tem como destino a implementação de links de fibra entre os sites móveis.
As obras onde será colocado o financiamento devem ser concluídas até 30 de junho de 2026, sendo que até 90% dos custos incorridos serão contribuídos pelo financiamento público.
Em março deste ano, o governo da Itália anunciou a disponibilização de mais de 2 bilhões de euros como parte dos esforços para aumentar o acesso à quinta geração de internet móvel no país. Os fundos são origens do Plano de Recuperação e Resiliência da Itália, um programa no âmbito de uma iniciativa da União Europeia que visa mitigar o impacto econômico e social da pandemia de Covid-19 (coronavírus).
De acordo com Vittorio Colao, ministro da Inovação da Itália, disse que o financiamento da empresa de telecomunicações Telecom Italia “completa o plano do governo de conectar toda a Itália com redes de alta capacidade”. Os recursos serão utilizados em áreas onde há o interesse de investimento.
Em janeiro deste ano foi anunciado o financiamento de 3,7 bilhão de euros para impulsionar a implementação do serviço de banda larga de 1 Gbps. O financiamento para impulsionar o 5G está além desse valor.