Após instalar “antenas camufladas” na cidade de São Paulo, a TIM está expandindo a ideia para outras regiões do país. Agora, a cidade de Guarapari, no Espírito Santo (ES) também está recebendo reforço de cobertura para internet móvel da operadora, onde foram instaladas antenas em semáforos e paradas de ônibus.
A área foi escolhida por ser um ponto que tem alto tráfego em períodos de alta temporada, o que demanda uma maior capacidade de rede. Por ser um dos principais destinos turísticos do estado, a cidade chega a receber entre 800 mil a 1 milhão de pessoas em épocas de férias.
A TIM está usando a solução Street Level Solution (SLS), que também serve como um preparo para a chegada do 5G. Em Guarapari, a TIM ativou 11 antenas com o recurso.
Segundo a operadora, a SLS usa fibra óptica e pequenas estruturas “imperceptíveis” aos usuários, fazendo com que se tenha uma cobertura mais uniforme, com melhor propagação do sinal, uso de voz e dados. Conforme apontam as mediações realizadas pela empresa, o projeto já incrementou em mais de 50% qualidade de conexões em alta velocidade de download e upload.
Homero Salum, diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil, afirma que
“A solução Street Level além de incrementar a qualidade do serviço prestado pela TIM aos seus clientes, é uma das várias ações em andamento como parte do nosso percurso para o 5G, que vai entregar muito mais velocidade de internet móvel”.
A ideia de instalar “antenas camufladas”, recai sobre o debate em relação a poluição visual, uma vez que várias cidades enfrentam cenários de excesso de cabos em postes e falta de pontos de instalação. O projeto pode servir como exemplo, especialmente para o 5G, que necessita de um número maior de antenas e mais próximas entre si para garantir sua capacidade de funcionamento adequada.