Por meio de uma parceria com a Sennheiser, a Netflix anunciou nesta quinta-feira (07), que algumas das suas principais produções originais terão suporte completo a áudio espacial, incluindo séries como Stranger Things 4, The Witcher e os filmes Alerta Vermelho e Projeto Adam.
O que a Sennheiser faz é converter a mixagem de som surround no formato espacial, que possa ser reproduzida através de auto-falantes estéreo e headphones, sendo compatível com todos os dispositivos, em todos planos de assinatura, além de não necessitar de sistema surround ou equipamento de home theater.
Com a tecnologia Ambeo da Sennheiser, a Netflix consegue substituir as trilhas de áudio normais pelo Ambeo 2-Channel, que mixa o Dolby Atmos disponível na produção para oferecer a experiência espacial. Segundo a Sennheiser, a tecnologia Ambeo 2-Channel Spatial Audio, responsável pelo som imersivo, entregará “uma experiência de áudio aprimorada” em smart TVs, fones de ouvido, tablets e laptops.
Como o áudio espacial ainda está em processo de implementação, ele ficará limitado a algumas produções, como as citadas no início da matéria. No entanto, a Netflix afirma que pretende expandir para outros conteúdos do catálogo com o tempo, sendo que a preferência será para títulos originais e de grande sucesso da plataforma.
Com a tecnologia, a Netflix consegue levar experiência de som aprimorada para toda a sua base de assinantes, independente do dispositivo que o usuário esteja usando e seu plano de assinatura, integrando a outras tecnologias que clientes já contam, como 4K, HDR e Dolby Atmos.
A plataforma já tinha suporte ao Áudio Espacial com Dolby Atmos para os dispositivos da Apple desde agosto de 2021, sendo que nada será alterado para esses usuários.
Com a solução da Sennheiser, o que muda é que agora também estará disponível para aparelhos que não suportavam a tecnologia, expandindo a experiência imersiva para dispositivos Android.
Nos dispositivos da Apple, o áudio espacial com Dolby Atmos é encontrado no iPhone 7 ou superior, iPad Air de terceira geração ou superior, iPad mini de quinta geração ou superior, iPad Pro de terceira geração ou superior e Apple TV 4K ou superior.