Nesta quinta-feira (07), um estudo divulgado pela JustWatch revelou que embora a Netflix mantenha sua posição de liderança no segmento de streaming, Disney+ foi a única que apresentou crescimento desde o começo deste ano, onde apontou um aumento de 3% no total, chegando a ter 15% de participação no mercado.
Segundo o relatório realizado entre 1º de janeiro e 3 de junho deste ano, mesmo com algumas oscilações, a Netflix e o Amazon Prime Video, se mantiveram nas duas primeiras posições do ranking, tendo participação de 31% e 22% do mercado, respectivamente.
Na quarta posição ficou a HBO Max com 12% de participação no mercado e com um crescimento de apenas 1%, seguida da Globoplay com 7% de participação e Star+ com 4%, sendo que essas duas últimas apresentaram uma queda de um ponto percentual durante o período analisado.
De modo geral, no primeiro semestre do ano, a Disney acumulou um crescimento de 3%, enquanto que a HBO Max teve 1% de crescimento. Já a Netflix e a Amazon Prime continuarão estáveis em termos de quantidade de assinantes.
Não é novidade que a Netflix tem enfrentado uma desaceleração em sua base de assinantes, onde tem pedindo usuários em todos os países onde tem atuação. Com isso, a plataforma tem buscado alternativas para recuperar os perdidos e atrair novos assinantes. Como a possibilidade de lançar um plano mais barato suportado por publicidade, assim como diversificar seu setor de atuação, com o lançamento da Netflix Games.
Já a Disney+ tem investido para que sua base de assinantes mantenha um crescimento bom no elemento de streaming. Além da exclusividade de conteúdos (filmes e séries), a plataforma tem chamado atenção para as parcerias que atrai ainda mais os consumidores.
Além do combo contendo as assinatura Disney+ e Star+, que também pertence ao grupo Disney, a plataforma também fechou parceria para oferecer seu streaming com o Globoplay. E o mais recente foi um pacote com seus dois streamings com a plataforma Starplay, do grupo Starz.
Além disso, é possível ver a oferta do Disney+ por outras empresas fora do segmento, como operadoras de telefonia celular, como é o caso da Vivo que disponibiliza para seus clientes descontos na assinatura do streaming por seus canais de atendimento.