Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), revelam que o setor de telecom apresentou queda no número de reclamações em maio deste ano se comparado com o mês anterior. No total, o número de queixas referentes a serviços prestados por operadoras caiu mais de 15%, correspondendo a 29.243 reclamações a menos no período de 30 dias.
Em abril de 2022, o órgão regulador somou 190.591 reclamações dos consumidores contra teles, enquanto em maio as queixas caíram para 161.348 com previsão de que no mês de junho o número de reclamações se mantenha em baixa em telecom.
Conforme comenta o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, “São quedas recordes que mostram que as ações do setor para melhorar a experiência do usuário tem surtido efeito”, destacando o trabalho das empresas em melhorar a qualidade do serviço prestado aos brasileiros.
Segundo o relatório, todos os serviços relacionados à telefonia móvel, fixa, internet e TV apresentaram queda na quantidade de reclamações junto à agência. Em destaque está o segmento de TV por assinatura, que nesse período reduziu em 20% o número de queixas ao comparar os dados de maio deste ano com o mesmo período de 2021, equivalendo a menos 2.732 protestos.
No segundo lugar está o serviço de banda larga fixa com queda de 15,4%, seguido por telefonia móvel com 6,6%. Para Ferrari, esses indicadores são resultado dos fortes investimentos aplicados pelas empresas a partir de 2021, ano em que os aportes no setor ultrapassaram a marca de R$ 35 bilhões.
Em paralelo às aplicações, o aumento nas ferramentas impostas pela Anatel contra telemarketing abusivo também pode ter contribuído para haver essa redução significativa no número de reclamações nos últimos meses.
Google e Apple na contramão das teles
Embora não estejam relacionadas ao mercado brasileiro de telecomunicações, as empresas Google e Apple acumularam mais de 14 mil reclamações desde o começo deste ano no consumidor.gov, plataforma em que os cidadãos podem compartilhar queixas sobre serviços de marcas que atuam em território nacional.