A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta sexta-feira (8), o painel de dados ‘Conectividade nas Escolas’, que reúne diversas informações sobre o acesso das instituições públicas de ensino à Internet, considerando dados coletados por diferentes órgãos e levantamentos, como o Censo Escolar, os compromissos decorrentes do Edital do Leilão de 4G e o medidor de velocidade do NIC.BR, por exemplo.
Segundo a entidade federal, a estruturação dos dados foi feita por iniciativa do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado em atendimento ao Edital do Leilão de 5G com intuito de apurar se as operadoras vencedoras do edital estão cumprindo com a diretriz que prevê investimentos de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas.
Entre as informações levantadas, estão: número de escolas no país, escolas sem internet, sem laboratório de informática e sem energia elétrica, pontos em que a região Norte do Brasil apresenta maior déficit e falta de inclusão se comparada com outras regiões, principalmente Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Número de escolas
De acordo com os números, os estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais são os que possuem maior número de escolas, somando 18.939, 13.549 e 12.037 unidades de ensino, respectivamente.
Escolas sem internet
O estudo sobre as escolas sem internet evidencia que cerca da metade das instituições de ensino de estados do Norte não possuem acesso à Internet e laboratório de informática para uso dos estudantes ou professores.
No primeiro quesito, o Acre é o estado que detém o maior número de unidades escolares sem internet banda larga, atingindo 53,9% do total. Em segundo lugar está o Amazonas, com pouco mais da metade (51,3%) das escolas sem conexão, superando Roraima, que possui 42% das unidades de ensino sem internet.
Invertendo o cenário, isto é, analisando as regiões e estados que possuem as menores taxas de colégios sem conexão temos: Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul empatados com 0,3%, superando o Rio Grande do Sul (0,5%) e Paraná, com 0,7%.
Em paralelo a essa informação, a Anatel também mostra o índice de escolas que não possuem laboratório de informática. Novamente, as regiões Norte e Nordeste se destacam devido ao número de escolas sem laboratórios, com os seguintes estados ocupando as três colocações iniciais, nesta ordem: Acre (90,9%), Maranhão (89,6%) e Pará (86,1%).
Escolas sem energia elétrica
De mesmo modo que nos apontamentos anteriores, neste o Norte também volta a liderar, desta vez referente ao número de colégios sem energia elétrica. O estado que apresenta maior porcentagem é o Acre, com 35,3%, seguido por Roraima (21,5%) e Amazonas, que ocupa a terceira posição com 19,9%.
Estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, entre outros, não possuem colégios sem energia.
Esforços do governo federal
Conforme reforça o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o governo vem trabalhando para reduzir a disparidade na conexão das escolas de diferentes regiões do país, principalmente no Norte e Nordeste.
Esse feito deve ser alcançado por meio de iniciativas governamentais como o programa “Conecta Brasil“, que leva internet via satélite para localidades remotas”, e por meio da entrega de computadores pelo Ministério das Comunicações à escolas públicas.