De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) compilados pelo portal Teleco, no mês de abril, a Claro e a Vivo lideraram o mercado de telefonia móvel nas 14 capitais brasileiras que possuem mais de 1 milhão de habitantes. O que é um resultado bastante significativo, uma vez que 20% da população brasileira e 28% dos celulares do país estão concentrados nessas capitais.
De todas as 14 capitais brasileiras, a Claro lidera em 9, enquanto a Vivo é líder em 5. A Claro lidera o market share em São Paulo (37,9%), contra 34,8% da Vivo, seguida da TIM (25,8%), que se manteve na 3ª colocação, mesmo com a incorporação da Oi Móvel. São Paulo Capital tinha 27,9 milhões de celulares em abr/22, sendo 77,2% pós-pagos.
No Rio de Janeiro, a liderança também foi para a Claro com participação de 36,8% no mercado de celular, seguida da TIM com 34,9% assumindo a 2ª colocação após a incorporação da Oi móvel, superando assim a Vivo que tem 26,7%. Rio de Janeiro Capital tinha 9,1 milhões de celulares em abril, sendo 62,8% pós-pagos.
A Claro assumiu a liderança em market share de celular em Belém (49,8%) com a incorporação da Oi Móvel. A TIM (31,1%) passou para a segunda colocação, seguida pela Vivo (18,9%). Belém tinha 2,2 milhões de celulares em abril, sendo 40,2% pós-pagos.
A operadora Claro também manteve a liderança em market share de celular em Porto Alegre (48,1%), seguida pela Vivo (26,2%). A TIM (23%) se manteve na terceira colocação, mesmo com a incorporação da Oi Móvel. Porto Alegre tinha 2,6 milhões de celulares em abr/22, sendo 73,0% pós-pagos.
Em Brasília, a Claro lidera com 39,9% do mercado, seguida da TIM (29,4%), que superou a Vivo (29,1%) depois que incorporou os clientes da unidade móvel da Oi. Brasília tinha 3,9 milhões de celulares em abr/22, sendo 60,4% pós-pagos.
Já em Salvador, a Claro (55,9%) ganha com grande distância do segundo colocado, graças a incorporação da Oi Móvel, que era líder na cidade baiana. A TIM (22,5%) ocupa a segunda posição e a Vivo (21,4%) a terceira posição. Salvador tinha 4,1 milhões de celulares em abr/22, sendo 45,2% pós-pagos.
A Claro assumiu a liderança em market share em Belo Horizonte (41,9%) em abril deste ano, com a incorporação da Oi Móvel. A Vivo (34,5%), que era líder, passou a ocupar a segunda posição, seguida pela TIM (20,4%). Belo Horizonte tinha 4,2 milhões de celulares em abr/22, sendo 65,6% pós-pagos.
A Claro, que assumiu a liderança em market share de celular em Curitiba em 2021, ampliou esta liderança para 37% no mês de abril. A Vivo (25,1%) ampliou seu market share com a incorporação da Oi Móvel, mas continuou na terceira colocação, atrás da TIM (35,5%).
A operadora também é líder em Goiânia, com 43,7% do mercado, seguida da TIM (3%) que ultrapassou a Vivo (21,7%), após receber os clientes da Oi Móvel. Goiânia tinha 2,6 milhões de celulares em abr/22, sendo 57,4% pós-pagos.
Capitais liderada pela Vivo
A Vivo é líder absoluta em market share em Fortaleza, com 55,3%, depois da incorporação da Oi Móvel, que era líder nesta capital. A TIM (23,1%) ultrapassou a Claro (21,2%) e passou a ocupar a segunda colocação. Fortaleza tinha 3,9 milhões de celulares em abril, sendo 35,5% pós-pagos.
Em Manaus assume a liderança com 44,3% do mercado, mas é ameaçada pela Claro com 44,2% após a incorporação da Oi Móvel. Manaus tinha 2,7 milhões de celulares em abr/22, sendo 33,5% pós-pagos.
A Vivo assumiu a liderança em market share em Recife (48,1%) em abril, com a incorporação da Oi Móvel, que era líder nesta capital. A Claro (30%) ocupa a segunda colocação, seguida pela TIM (21%). Recife tinha 2,8 milhões de celulares, sendo 50,1% pós-pagos.
A Vivo também liderou em Belém (48,8%) com a incorporação da Oi Móvel. A Claro (29,1%) vem na segunda colocação e a TIM (29,1%) e ocupa a terceira posição. São Luís tinha 1,9 milhões de celulares em abril, sendo 48,1% pós-pagos.
Por último, a operadora foi líder em Maceió (51,8%) com a incorporação da Oi Móvel, que era líder nesta capital. A TIM (24,5%) vem na segunda colocação, seguida pela Claro (23,4%). Maceió tinha 1,4 milhões de celulares, sendo 71,9% pós-pagos.