20/11/2024

TIM é acusada de não honrar planos dos usuários vindos da Oi Móvel

Segundo denúncias, a operadora não está cumprindo com a promessa de manter benefícios e valores de planos vindos da Oi Móvel.

Em junho deste ano, a operadora TIM iniciou o processo de migração dos clientes da Oi Móvel, divisão que foi comprada pela tele e outras duas companhias, para sua rede própria após as autoridades reguladoras — como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) — deferirem o pedido após constatarem que a compra não interferirá no livre mercado do setor de telecom no Brasil.

tim-cobertura-53-mil-municipios-oi-movel

A operadora ficou responsável pela captação de 16,4 milhões de usuários da Oi Móvel, base que será transferida conforme o DDD — para conferir as áreas que serão transferidas para a operadora clique aqui — e o tipo de plano, em ondas semanais e mensais até que todos os clientes sejam definitivamente incorporados à TIM.

Com relação à migração, a empresa destacou que os planos e benefícios outrora contratados sob a vigência da Oi serão mantidos quando a portabilidade for efetivamente concluída. Embora tenha feito a promessa, uma denúncia enviada ao Minha Operadora revela que a companhia não está cumprindo com o que foi prometido.

Segundo informações de Fernando, nome fictício que será usado no decorrer desta reportagem, seu antigo plano “Oi ilimitado”, opção que custa R$ 99,90/mês com internet 4G ilimitada, foi migrado para a TIM mantendo o valor anterior, porém com uma franquia de dados inferior ao pacote contratado no regime da Oi.

Em capturas de tela enviadas pelo denunciante, podemos constatar que o plano passou a ter franquia de 4 GB com benefícios de ligações e SMS ilimitados pelo valor de R$ 99,90, mensalidade alta se comparada com outros pacotes oferecidos pela própria TIM, como Controle de até 17 GB por R$ 55,99, por exemplo.

Mais denúncias

De acordo com Fernando, outro cliente Oi Móvel também afirma que seu plano foi alterado ao migrar para a TIM. Neste caso, a opção contratada previamente dispunha de 15 GB por R$ 15, ou seja, R$ 1 por Giga, mas quando houve a portabilidade o mesmo pacote passou a ter 700 MB de franquia e custo de R$ 15.

Veja na imagem abaixo:

O que diz a TIM?

Em seu site, a TIM disponibilizou um espaço dedicado ao tema portabilidade reunindo detalhes sobre o processo. Conforme consta nessa página, a operadora afirma que “Cliente vindo da Oi Móvel, você ainda não foi migrado e, por isso, seu plano de celular, canais de atendimento e recarga continuam os mesmos. Mas não se preocupe, qualquer mudança, você será avisado previamente.

A tele reforça o compromisso com os clientes Oi Móvel destacando que na primeira e segunda etapas de migração “tanto o seu plano como o valor, forma de envio e data de vencimento da fatura serão mantidos“. Essas informações foram atualizadas no dia 17 de maio de 2022.

Procurada pelo Minha Operadora, a TIM não respeitou o prazo estipulado por nossa equipe para envio do posicionamento referente ao caso. Entretanto, esta reportagem será atualizada se obtivermos resposta.

Posicionamento das demais operadoras

Buscando entregar o máximo de detalhes aos leitores, o Minha Operadora também contatou a Claro e Vivo para obter o posicionamento das empresas quanto ao processo de portabilidade dos clientes oriundos da Oi Móvel.

Claro:

Em resposta ao site, a Claro destacou que “Nessa primeira etapa de integração, não haverá qualquer mudança para quem utiliza os serviços da Oi Móvel. Planos, números, cobertura de rede e canais de atendimento seguem os mesmos“, assegurando que pelos próximos 12 meses, período em que a incorporação e integração das redes e sistemas é implementada pela companhia, não deve acontecer nenhum reajuste.

Além disso, a Claro reforça que os clientes portabilizados podem continuar usando o chip da Oi normalmente desde que não tenha avarias. Indagada sobre a comunicação com os clientes durante a transferência, a empresa afirmou que “os clientes serão comunicados a cada alteração necessária na prestação de serviço. O objetivo é que toda a integração seja feita de forma gradativa, automática e transparente para os clientes, que terão todos os seus direitos preservados e ganharão planos similares ou até com mais benefícios após terem seu serviço transferido para a Claro“.

A Claro vem se preparando para receber os novos clientes e ofertar serviços móveis com excelência em todas essas regiões. Continuamos investindo muito em expansão de cobertura e qualidade de sinal na nossa rede, usando sempre tecnologia de ponta.”, explica Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro.

Vivo:

Em resposta ao Minha Operadora, a assessoria da Vivo enviou um link no site da operadora (acesse) que reúne os principais detalhes sobre a migração.

Conforme explica a empresa, “as linhas da Oi Móvel dos DDD’s 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 98 migrarão para Vivo. Até que sua linha seja migrada, nada muda para você”, finalizando com “seu plano terá os benefícios e valores semelhantes aos que possuía na Oi, sem multa ou fidelização”.

38 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
38 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários