A partir desta sexta-feira (29), as operadoras TIM, Vivo e Claro serão liberadas para ativar o 5G em três novas capitais brasileiras: Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte (MG). Ontem (27), a Claro divulgou quais serão os bairros que inicialmente receberão a nova tecnologia na capital mineira. Agora foi a vez da TIM divulgar os bairros escolhidos para receber o seu sinal 5G.
De acordo com a operadora, o planejamento é liberar o sinal em 56 bairros de Belo Horizonte, sendo que nas próximas semanas, em mais 70, no total. A TIM afirma que a cobertura inicial será de quase 26% dos 487 bairros da capital, com a instalação do dobro do mínimo de antenas estipuladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“As demais cidades de Minas Gerais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel, porém a Tim irá trabalhar para antecipar os prazos”, esclarece a operadora.
Confira os 56 bairros que serão atendidos pelo 5G da TIM a partir de sexta:
- Bandeirantes
- Barreiro de Baixo
- Barro Preto
- Barroca
- Belvedere
- Boa Viagem
- Brasil Industrial
- Buritis
- Cardoso
- Carlos Prates
- Castanheira
- Castelo
- Cidade Jardim
- Conjunto Pongelupe
- Conjunto Teixeira Dias
- Estoril
- Floresta
- Funcionários
- Grajau
- Gutierrez
- Inconfidência
- Independência
- Jardim América
- Lourdes
- Luxemburgo
- Madre Gertrudes
- Manacás
- Mangueiras
- Mineirão
- Monsenhor Messias
- Nossa Senhora da Gloria
- Nova Cintra
- Nova Esperança
- Nova Gameleira
- Nova Granada
- Nova Suíssa
- Novo Santa Cecilia
- Padre Eustáquio
- Palmares
- Pedro II
- Primavera
- Santa Efigênia
- Santa Helena
- Santa Lúcia
- Santa Mônica
- Santa Terezinha
- Santo Agostinho
- São Cristóvão
- São Gabriel
- São Luís
- Savassi
- Senhor dos Passos
- Serra
- Sion
- Solar do Barreiro
- Tirol
Como acessar o 5G da TIM?
De acordo com a TIM, os clientes que tiverem aparelhos compatíveis com o 5G deverão ativar o serviço em alguns dos canais de atendimento da operadora, seja nas lojas, no aplicativo Meu TIM ou na central de atendimento, por meio do número *144 pelo celular.
A ativação da rede será gratuita durante 12 meses para quem realizá-la nos próximos três meses. Mas após esse período, será necessário pagar uma taxa extra de R$ 20 mensais para acessar a rede, cujo valor será adicionado ao plano já contratado.
A nível de comparação, nesse início, a cobertura da TIM será mais ampla do que a da Claro, que confirmou o 5G em apenas 17 bairros de Belo Horizonte. No entanto, diferente da TIM, clientes da operadora não precisam realizar nenhum tipo de ativação, sendo necessário apenas ter um smartphone 5G e estar na área com cobertura, sem precisar trocar de plano ou de chip.