Nesta quarta-feira (27), por meio da utilização da capacidade comercial em banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), da Telebras, a Viasat anunciou que atingiu a marca de 50 mil pontos de acesso no Brasil. A empresa comercializa pontos de acesso à internet via satélite em todo o território nacional.
Em parceria com a Telebras, com a utilização do satélite SGDC-1, a Viasat atua no programa Gesac, conectando órgãos públicos e milhões de estudantes por meio do programa Wi-Fi Brasil, o que já resultou em mais de 20 mil pontos de acesso em escolas rurais, postos de saúde, instalações de serviço público, organizações sem fins lucrativos etc.
“Como resultado, mais de cinco milhões de estudantes que antes não tinham internet nestas escolas rurais e comunidades indígenas agora podem se beneficiar do acesso online. Juntos, a Viasat, Telebras e o programa Wi-Fi Brasil impulsionaram a inclusão social e digital de mais de 9 milhões de brasileiros através de pontos de acesso à internet instalados em 3.055 cidades brasileiras”, afirma a empresa.
De acordo com o diretor geral, Leandro Gaunszer, com 18 meses de atividade comercial, a empresa seria “o primeiro e único provedor de serviços de Internet residencial que cobre 100% do Brasil“.
“Para fortalecer nosso compromisso em todo o Brasil, estamos também introduzindo uma marca Viasat mais regionalizada, incluindo cores mais vibrantes que refletem a essência da cultura brasileira”, diz no comunicado.
Segundo a operadora, Viasat, Telebras e o programa Wi-Fi Brasil juntos cobrem nove milhões de brasileiros por meio dos pontos de acesso instalados em 3.055 cidades. O programa WiFi Brasil, no Ministério das Comunicações, instala pontos de acesso em comunidades, onde esse ponto irradia sinal gratuito de wi-fi, mediante a exibição de propagandas do governo aos usuários.
A Viasat releva que no ranking de regiões que mais consome seus serviços no país, 33% são clientes do Nordeste, seguido por 25% no Norte e 21% no Sudeste. Em relação aos hábitos de consumo, 27% estão usando a internet da operadora para acessar e enviar mensagens em redes sociais, como WhatsApp, Facebook e TikTok. 21% usam a internet via satélite para acessar serviços de vídeo e streaming, como YouTube e Netflix, enquanto que 16% usam o serviço para simples navegação.