Desde esta quarta-feira (17), a Apple está solicitando que os proprietários dos seus dispositivos façam a instalação da última atualização do sistema para corrigir uma falha que pode ser detectada por hackers e que podem tomar o controle de iPhones, iPads e computadores Mac.
“A Apple está ciente de uma relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente”, indicou a empresa com sede no Vale do Silício.
A empresa norte-americana não passou outros detalhes sobre a vulnerabilidade, nem se ela já tinha sido explorada por hackers. De acordo com a descrição técnica, com a falha de segurança, um invasor poderia assumir o controle dos seus dispositivos, ganhando acesso a todos os dados e capacidades.
Especialistas da área de segurança aconselharam que o propritos dos aparelhos da Apple façam a atualização dos dispositivos afetados, para assim uma eventual invasão por hackers:
- iPhones 6S e modelos posteriores;
- Vários modelos do iPad, incluindo a 5ª geração e posteriores,
- Todos os modelos do iPad Pro e o iPad Air 2;
- Computadores Mac com MacOS Monterey.
Como fazer a atualização do software
Para fazer a atualização do sistema no iOS, o sistema operacional do iPhone, o usuário deve ir em Ajustes, Geral e depois ir em “Atualização de software”. Para fazer a atualização nos sistema operacional dos computadores da Apple o macOS, o usuário deve o menu Apple (ícone da maçã no lado esquerdo superior) e selecionar “Preferências do Sistema”. Na janela “Preferências do sistema”, clique em “Atualização de Software”.
Passo a passo:
iPhone
Vá em “Ajustes’;
Clique em “Geral”;
Por fim, “Atualizações de Software”.
Mac
No canto superior esquerdo, clique no ícone da maçã;
Depois, “Preferências do Sistema”;
E “Atualização de Software”.