A RTP Internacional, TV pública de Portugal, volta a ser transmitida pela SKY, no lugar da SIC Internacional. Há 15 anos, em 2007, a operadora de televisão por assinatura fez mudança contrária, tirou a RTP e adicionou a SIC na programação. Na época isso causou estranheza para os usuários portugueses que viviam no Brasil.
Também em 2007, o canal foi trocado na NET. O que havia em comum para as duas empresas era o corpo de acionistas. Tanto a NET quanto a SKY tinham participação do Grupo Globo. A SIC Internacional também é um canal português, porém, parceiro do Grupo Globo.
Durante aquela época o embaixador português no Brasil tentou contestar a mudança para reivindicar os motivos do acontecimento, mas não houve nenhuma resposta sobre o assunto.
Agora, 15 anos depois, mais precisamente no último sábado, 20, a SKY voltou a adicionar o RTP Internacional na grade. Já a SIC Internacional foi retirada sem aviso prévio.
A operadora não fez nenhum comunicado e no site ainda existem informações sobre a SIC. A mudança foi notada pelos usuários que perceberam a novidade na grade de canais.
Sobre a RTP Internacional e SIC Internacional
A RTP Internacional é um canal de televisão português fundado em 10 de junho de 1992, em Portugal. Tem cobertura na América, Ásia, Oceania e Europa.
A SIC é um canal também português, porém mais novo, fundado em 17 de setembro de 1997. O objetivo deles, desde a sua fundação, foi alcançar os portugueses e países de língua oficial portuguesa por todo o mundo. A sua parceria com o Grupo Globo gerou investimento da transmissão do canal no Brasil. De igual forma eles também visam muito o mercado africano, transmitindo sinal para alguns países desse continente.
Em maio deste ano a parceria foi renovada para mais seis anos. A Globo é parceira da SIC desde a fundação da emissora portuguesa.