Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e Feninfra, Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática, vão conversar nesta quarta-feira, 31, sobre os impactos do código 0303, recém implantado.
Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra, Carlos Baigorri, presidente da Anatel, e Emamnoel Campelo, conselheiro da Anatel, vão se reunir em Brasília. Além de falar sobre o prefixo, também devem abordar melhorias para o setor de telecomunicações.
Para a Feninfra, uma das principais pautas é a implantação do código 0303 em telemarketing ativo. Para a federação, embora a agência de telecomunicações tenha um bom objetivo, essa medida está trazendo crises graves para as empresas de telemarketing.
Quando a regra do código foi implementada Suruagy fez a seguinte afirmação, se mostrando preocupado com as implicações da nova medida:
“A Anatel tem um objetivo correto, já que pretende disciplinar o serviço, mas pode gerar uma séria crise nas empresas do setor, caso o trabalho dos atendentes de telemarketing se torne inviável com a recusa dos clientes em atender as chamadas”, afirmou.
Outras preocupações da Feninfra
Ele ainda completou que há outro risco dentro dessa situação, que é do consumidor rejeitar a chamada sem saber que se trata de um assunto importante. Segundo ele, isso levará a prejuízos imensos para os usuários.
A Feninfra também deve falar sobre medidas de aperfeiçoamento nessa área de trabalho. Segundo o presidente, eles devem colocar novas opções para o consumidor ter acesso ao serviço por telefone e consigam resolver suas demandas de forma mais rápida.
Por fim, Vivien, não deixa de defender as empresas de telemarketing, afirmando que elas são grandes geradoras de trabalho e que o setor sofre muito com tantas medidas de restrições. A Feninfra divulgou que que segundo o Cadastro Geral de Empregos, o CAGED, entre março e julho de 2022, o saldo negativo de vagas abertas e fechadas de empregos foi de cerca de 60 mil postos de trabalho.