Ultimamente o termo rede neutra tem sido usado com frequência. Não só o termo como a prática tem se popularizado. Um exemplo disso é a Fibra Óptica da SKY: operadora oferta internet através de rede neutra da Vivo. Mas, você sabe exatamente do que se trata? Entenda!
Na verdade esse conceito ganhou fama com a reestruturação da operadora Oi. O ideal da empresa é a transformação de toda a infraestrutura dela em uma empresa aberta para outros provedores de internet. Com isso, outras operadoras também aprovaram a ideia, já que começaram a trabalhar assim, a exemplo da TIM e Vivo.
As redes neutras são uma rede de internet que pode ser móvel ou não e atende a várias operadoras de forma livre. Um exemplo prático é o caso da SKY, que vai usar a FiBrasil, rede neutra da Vivo, para ofertar o serviço de internet dela. Dessa forma ela pode oferecer uma internet muito melhor do que já oferecia, que era a em 4G.
A vantagem para a empresa que utiliza a rede neutra de outra é poder servir o sinal dela para vários lugares, sem gastar com infraestrutura, pois, esse investimento foi feito por quem concedeu a rede. Ou seja, ela economiza no investimento e pode lucrar com o serviço.
Para o consumidor final não há muita diferença no modelo de rede. Ele vai contratar o que tiver melhor custo benefício e vai utilizar o serviço normalmente.
Segundo matéria do site Exame, a fibra óptica é fundamental para o 5G, pois distribui melhor o sinal. As redes neutras, por sua vez, estão sendo feitas com fibra óptica. E segundo a Anatel, a demanda de internet fixa no Brasil só cresce, em 2018, eram mais de 30 milhões de contratos, já em 2020 esse número subiu para 34,3 milhões. Daí a importância de abordar mais o tema e acompanhar o crescimento das redes neutras no país.