26/12/2024

Serviços da Prefeitura do Rio de Janeiro ficam indisponíveis após ataque hacker

De acordo com a prefeitura, o site oficial e os serviços do Carioca Digital foram suspensos de forma preventiva; saiba detalhes.

Na madrugada desta segunda-feira (15), a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que foi detectado um ataque hacker nos sistemas do município, sendo que de forma preventiva, o site oficial e os serviços do Carioca Digital foram suspensos.

Por meio de nota, a prefeitura informou que Empresa Municipal de Informática e Planejamento (IPLANRio) está trabalhando para resolver os problemas e recuperar o datacenter municipal. No entanto, não há previsão para o restabelecimento do sistema.

“A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan estão trabalhando para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível”, disse a prefeitura.

Com o ataque, o portal da prefeitura, o Carioca Digital, Nota Carioca e Rio Mais Fácil ficaram fora do ar, afetando também o aplicativo Táxi Rio, o que provocou transtornos aos pacientes de hemodiálise e outros tratamentos que usam o serviço para se deslocar até as unidades de saúde.

“Por segurança, o portal Carioca Digital, o Nota Carioca, o Rio Mais Fácil e outros serviços digitais estão indisponíveis”, disse a prefeitura.

Além disso, também ficaram indisponíveis o Centro Administrativo São Sebastião, afetando a prestação dos principais serviços na capital, que ficou inoperante por causa da invasão, e com isso, muitos cidadãos ficaram sem atendimento.

Não foram afetados pelo hacker a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos pacientes e o Sisreg – programa de regulação de atendimento em unidades de saúde pública, mas como algumas unidades de saúde funcionam com a rede do IPLAN, não foi possível inserir pedidos de exames e consulta aos sistemas de regulação.

O ataque também não afetou a rede municipal de ensino, que manteve as aulas. Já os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão com seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico. No comunicado, a prefeitura do Rio de Janeiro pediu a compreensão da população e que os serviços estão trabalhando para normalizar o sistema o mais rápido possível.

De acordo com postagem no Twitter da prefeitura há 4 horas atrás, segue o trabalho para recuperar o Datacenter, que sofreu um ataque hacker na madrugada de segunda-feira, 15/08.

Confira os tweets da prefeitura:

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