De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço de TV por assinatura continuou perdendo clientes durante o segundo trimestre deste ano, com uma redução de 1,5%, cerca de 206 mil assinantes, fechando o período com um total de 13,1 milhões.
Estes números não computam os acessos considerados “livres” das operadoras de DTH, que não pagam mensalidade, que também teve queda do número de domicílios com o serviços. No segundo semestre deste ano, foram contabilizados 1,9 milhões de usuários, enquanto que no primeiro trimestre foram contabilizados 2,3 milhões.
Em relação às operadoras de TV por assinatura, segundo o relatório da Anatel, a Claro continua sendo a empresa com o maior número de assinantes no país, com 5,63 milhões de usuários ao final do segundo trimestre. Em seguida vem a SKY com 4,17 milhões de clientes e a Oi com 1,83 milhão. Vale lembrar que a Oi está vendo sua base de DTH pós-pago para a SKY, cuja transação ainda está sendo analisada pelas autoridades regulatórias. Já a Vivo fechou o período com 1,03 milhão.
Na tecnologia de acesso com mais usuários, quem continua liderando osetor no segundo trimestre foi a TV por satélite, registrando 6,74 milhões, superando a TV a Cabo com 5,08 milhões e a IPTV com 1,33 milhão.
Nos últimos 12 meses, o segmento de TV paga teve uma perda de 800 mil clientes, queda de 5,7%, de acordo com a Anatel, em relação a dados de junho. No entanto, ao analisar o desempenho do mercado em 2022, há uma melhora, ou menos crítica, em relação ao ano de 2012, onde o setor teve seu pior ano da história.
Desde o começo do ano, o mercado de TV paga teve uma redução de 330 mil usuários, sendo que entre os meses de janeiro a junho de 2021, a queda registrada foi mais que o dobro, de 750 mil clientes. Dessa forma, embora este ano o segmento esteja tendo perdas de assinantes, está sendo uma redução menos corrosiva em relação ao ano passado.