O Android Beam está com os dias contados após o lançamento do sistema operacional Android 14. O Beam é uma ferramenta de transmissão de dados lançada há algum tempo, na época do sistema Android 4. Ele foi descontinuado desde o Android 10.
Apesar de ser uma solução útil, simples e funcional, nunca foi muito popular entre os usuários do Android. A ferramenta não caiu nas graças de quem consumia o sistema operacional e logo o Google passou a oferecer alternativas a ele, como por exemplo a ferramenta similar Nearby Share.
A função do Android Beam
Quando surgiu o Android Beam era uma opção prática para transferência de arquivos. Uma das suas qualidades sempre foi fazer essa troca sem o uso de fios. Com a tecnologia do NFC Near Field Communication (“comunicação por campo de proximidade”) ativada, bastava encostar os celulares e a transferência acontecia. No decorrer o envio era continuado ou por Wi-Fi ou por Bluetooth, caso houvesse possibilidade.
Embora os usuários do Android não sintam tanto o fim dessa ferramenta, esse é um momento simbólico de final de ciclo para quem desenvolveu o Android Beam.
Mishaal Rahman, um dos desenvolvedores da ferramenta, falou sobre o assunto no seu perfil do Twitter. Também acrescentou que o Android Beam ainda está disponível para fabricantes de dispositivos que quisessem usar. Mas, agora ele vai desaparecer por completo do sistema operacional.
A Ferramenta está disponível em código aberto no Android Open Source Project (AOSP). Essa é a versão mais pura do sistema. A ferramenta Nearby Share não está disponível para acesso de desenvolvedores, já que foi implementada de forma restrita e exclusiva para os que adotassem os GMS – Serviços do Google Mobile.
Essa exclusividade deixa sobre os serviços Google mais poder para distribuições que adotam o Android Open Source Project, mas que não são feitas com os Serviços do Google Mobile.