Estava programado para o dia 12, segunda-feira, pela tarde a liberação do iOS 16 no Brasil. Com isso os iPhones mais recentes vão ganhar uma nova cara, cheia de atualizações, para o sistema operacional.
Entre os maiores destaques estão a tela de bloqueio e fotos. Agora a tela de bloqueio terá mais opções de personalização e os pais terão maior controle sobre as fotos que os filhos salvam no aparelho. A liberação do iOS 16 será válida para os aparelhos a partir do iPhone 8.
As mudanças que o iOS 16 vai trazer
Os aparelhos atualizados poderão customizar de diferentes formas a tela de bloqueio. Agora é possível reduzir o tamanho do relógio e adicionar outros widgets. Além disso, está liberada a mudança de fontes e cores para essa tela.
Se antes as notificações tomavam boa parte da tela, agora elas estarão na parte inferior da tela, deixando essa área com a visão mais livre.
Para quem usa o modo foco do celular, também tem novidades. A atualização do iOS 16 permite que o usuário divida em dois modos, o pessoal e o de trabalho, tendo cada um sua tela inicial.
As mensagens e a digitação por voz também tiveram seu up. Agora será possível editar as mensagens que já foram enviadas pelo iMessage e também fazer o cancelamento de envio (mas o destinatário será notificado pelas edições). Já a digitação por voz está mais inteligente, deve reconhecer pontuação automática.
Novidades para segurança de quem compartilha senhas
É comum que casais compartilhem senhas dos seus respectivos aparelhos. Por outro lado, é cada vez mais corriqueiro que haja abusos no relacionamento através dos celulares. Por isso a Apple criou a possibilidade de mudar o acesso para os seus dados, através de terceiros.
Segundo a Apple, essa é uma forma do indivíduo conseguir escapar de um parceiro abusivo. Será possível interromper o compartilhamento de localização, resetar as permissões de privacidade e proteger mensagens.
Atualização para os pais
No iOS 16, pais e responsáveis que têm contas familiares terão acesso ao controle de tela pelo iMessage, configuração automática de novos aparelhos, fotos compartilhadas no iCloud e também será possível enviar fotos para o álbum familiar pela câmera.
Quem vai atualizar e como fazer
iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE (primeira geração), iPhone 7 e iPhone 7 Plus (que receberam o iOS 15, lançado em 2021) não vão ser atualizados. Apenas os aparelhos que vieram após o iPhone 8.
E para instalar, basta ir nos Ajustes, depois em Geral e, por último, em Atualização de Software. É bom que o celular esteja carregado, ou plugado no carregador e, de preferência, conectado ao WiFi.