Nesta terça-feira (30), a Record fechou acordo inédito com a Netflix, que passará a ter propagandas publicitárias e ações exibidas durante o reality “A Fazenda 14”, que estreará no dia 13 de setembro na emissora. Essa será a primeira vez que o streaming aparecerá de forma fixa na programação de um reality show no Brasil.
A emissora consegue fechar essa parceria depois de perder o patrocínio da rede social TikTok, que era parceira do programa de 2020. Conforme consta no plano comercial, a Record tem vendido cotas no mercado pelo valor de R$ 65 milhões, mas é comum ocorrerem descontos (que podem chegar até 90%) durante o processo de venda.
De acordo com a coluna Notícias da TV, o contrato foi firmado internamento por causa da mudança no departamento comercial ocorrida neste ano, com a saída de Walter Zagari, que se tornou conselheiro da área, o departamento passou a ter um novo time de vendas e Alarico Naves, que trabalhava na sucursal de Brasília, como seu atual executivo.
Saindo da sua zona de conforto, a Netflix está buscando atingir uma parcela mais popular do público, principalmente da classe C, uma vez que pesquisas indicam que as classes mais altas já são assinantes da plataforma e que já atingiu o crescimento máximo.
A Record é um forte interesse para trazer esse público para o streaming, principalmente em ‘A Fazenda’, pois cerca de 54% do público que acompanha o programa é da Classe C, além do reality show ter o maior índice de retenção de atenção da TV aberta, de 57% dos telespectadores.
A Netflix também percebeu que precisa chegar nos consumidores de reality show na TV aberta, assim como tem feito a Globo na época do Big Brother Brasil (BBB), que aproveita o espaço para vender o Globoplay. Com isso, a plataforma vermelhinha pretende promover seus próprios realities shows dentro das ações que fará em A Fazenda 14.
A Fazenda 14 estreia em 13 de setembro e terá mais uma vez apresentação de Adriane Galisteu. Entre os famosos cotados para o programa estão Felipe Prior, do BBB 20; Deolane Beator da novela Carrossel (2012), do SBT. Latino também foi um nome falado nas redes sociais. Além disso, participantes que se destacaram em outras edições podem ter a chance de voltar à atração, como Liziane Gutierrez e Denise Rocha, a Furacão da CPI.