Quem ainda tem os iPhones 5S, 6 e 6 Plus foram surpreendidos com uma recente atualização de segurança liberada pela Apple, nesta última quarta-feira, 31. Esses aparelhos foram lançados em 2013 e 2014, e não é comum que a empresa faça atualizações em celulares tão antigos.
Porém, dessa vez o sistema iOS dessas versões de iPhone foram contempladas com o update. A intenção é ajustar falhas em navegadores que estavam dando espaço para utilização de códigos maliciosos.
Além desses aparelhos celulares, outros produtos também foram atualizados, que também são relativamente antigos para a marca: iPod Touch de sexta geração, o primeiro iPad Air, o iPad Mini 2 e o iPad Mini 3. A Apple recomenda que os usuários baixem a atualização e façam a correção no sistema.
Tanto o Safari, que é o navegador de fábrica dos produtos da Apple, quanto outros navegadores, poderiam ser infectados com códigos maliciosos, mesmo sem o conhecimento ou “procura” por parte do usuário. Essa atualização de segurança deve proteger os aparelhos de eventuais riscos.
No site da Apple não há muitas explicações sobre o caso, apenas a mensagem orientando que os usuários façam a atualização, pois há falhas na segurança.
A Apple não deve mais enviar mensagens de atualização. E segundo o site The Verge, é necessário deixar claro que apesar dessa novidade inesperada, os sistemas dos aparelhos antigos vai continuar até o iOS12, já as gerações mais recentes vão rodar o iOS 16, que também devem ser atualizados.
Como fazer a atualização
Para atualizar o sistema operacional do celular, basta procurar as seguintes opções no aparelho: “Ajustes”, depois em “Geral” e “Atualização de Software”. Depois é só seguir os direcionamentos que o próprio sistema fará.
Leva alguns minutos, por isso é importante que faça com o celular carregado ou plugado ao carregador e, de preferência, usando internet Wi-Fi, pois pode pode consumir muito o pacote de dados móveis.