Mensalmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulga quantidade de contratos relativos aos principais serviços de telecomunicações no Brasil. Os dados da agência mostram a situação do número de acessos de assinantes da Banda Larga Fixa, Telefonia Móvel, TV por assinatura e Telefonia Fixa. Em julho, foram registrados 345,8 milhões de contratos.
Entre os serviços de telecomunicações, somente os acessos de banda larga fixa e telefonia móvel apresentaram crescimento entre junho e julho. Sem nenhuma surpresa, a TV paga continua perdendo assinantes, enquanto que a telefonia fixa se manteve estável. Em junho, foram registrados 345,1 milhões de contratos de telecomunicações.
Telefonia celular
Telefonia móvel terminou o mês de julho com 260,2 milhões de acessos, que foi dominado pela operadora Vivo, que corresponde a 99 milhões de chips e 38,2% de participação de mercado no segmento. Em seguida vem a Claro (33,0%) com 85,96 milhões de clientes e a TIM (26,55) com 68,91 milhões de acessos. Em relação a modalidade de cobrança, o pós-pago com 53,8% dos acessos bate o pré com 46,2%.
Banda Larga fixa
Nesse segmento, que registrou 42,8 milhões de acesso em julho de 2022, quem lidera o ranking é a operadora Claro com 22,8% de participação de mercado e 9,74 milhões de acessos, seguida da Vivo (14,96%) com 6,37 milhões de acessos e Oi (11%) com 5,10 milhões.
Aqui, a TIM (1,7%) praticamente não aparece, uma vez que três provedores regionais (ISPs) possuem maior concentração no mercado: Brisanet (2,3%), Algar Telecom (1,85%) e Desktop (1,7%). Quanto a tecnologia, a majoritariamente usada é a Fibra Óptica com 67,0%, seguida da Cabo Coaxial (11,1%), Cabo metálico (7,3%), Radio (3,9%) e Satélite (0,7%).
Telefonia fixa
Os acessos do serviço de telefonia fixa ficaram instáveis entre junho e julho, registrando 27,9 milhões de números. Novamente, a Claro assume a liderança com 8,39 milhões de acessos, tendo 30,1% de participação de mercado. Na sequência vem a Oi (29,1%) com 8,12 milhões, Vivo (25,3%) com 7,05 milhões.
Mais uma vez, a TIM (2,7%) fica atrás de uma provedora regional, a Algar Telecom (4,8%), que registrou em julho mais de 1,34 milhão de acessos, contra 760 mil da TIM Brasil.
TV por assinatura
Sem nenhuma surpresa, a TV paga continua perdendo assinantes, registrando 14,9 milhões de clientes em julho de 2022 contra 15,1 milhões em junho. Quem dominou o segmento foi a Claro com 43% do market share e 6,41 milhões de acessos, seguida da SKY (28,0%) com 4,15 milhões, Oi (19,25) com 2,85 milhões e Vivo (6,85) com 1,01 milhões de acessos.
Entretanto, vale lembrar que a operação de TV por assinatura da Oi está em processo de venda para a SKY, que após a incorporação da base de assinantes, poderá ultrapassar tanto o número de acessos quanto à participação de mercado da Claro e assumir a primeira colocação no segmento.
No período analisado, a tecnologia mais usada foi a Satélite com 57,5% dos acessos, seguida da Cabo Coaxial com 3,6% e Fibra Óptica com 8,9%.
Liderança
Dentre os quatros principais serviços de telecomunicações do Brasil, a Claro domina três deles: banda larga fixa, telefonia fixa e TV por assinatura. A operadora perde apenas para Vivo no segmento de telefonia móvel.