O Gaispi, Grupo de Acompanhamento de Interferências na Faixa de 3,5 GHz, vai promover uma reunião na próxima quarta-feira, 14, para tratar da liberação do espectro de ativação do 5G em mais sete capitais: Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. Após essa reunião as capitais vão poder ligar o 5G conforme a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, der autorização.
Com essas sete capitais liberadas para o 5G, a região do Nordeste terá todas as capitais com o sinal ativado. Começou por João Pessoa e Salvador, na semana passada foi a vez de Fortaleza, Recife e Natal.
Quando houve a primeira leva de capitais com ativação liberada, antes do pedido de prorrogação em 60 dias por parte da Anatel, as capitais nordestinas e do norte foram as menos contempladas.
Boa Vista representa a região norte nessa nova etapa de ativação, porém está longe dessa área ser inclusa por completo. Outras cidades importantes como Manaus e Belém ainda passam por questões de logística e regulação de antenas para seguir com o processo de ativação.
Onde já tem 5G
As capitais que já receberam ativação do 5G são: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Natal, Salvador, Palmas, Recife e Fortaleza. Até o final de 2022 deve acontecer a ativação no restante das capitais do país e na sequência começa o plano de ativação nas demais cidades.
A recepção em cada capital tem divergência, algumas pessoas conseguem utilizar muito do 5G, a exemplo de Natal onde a população está surpresa com a qualidade do sinal. Enquanto outras, a exemplo de Fortaleza, algumas pessoas ainda não conseguiram ter acesso por questões socioeconômicas.
O que se espera do 5G é uma internet móvel de altíssima qualidade, com velocidade muito mais rápida que o sinal 4G, além de alta estabilidade. Fatores esses que permitem baixar um filme em poucos segundos e assistir vídeos sem problemas de carregamento.