A Copa do Mundo 2022 que ocorre no Catar está movimentando o mundo inteiro. A febre do momento é o álbum de figuras com jogadores das seleções mundiais. No entanto, o evento traz mais uma novidade para os amantes do esporte. Acontece que o FIFA+, serviços de streaming da FIFA, pretende comercializar NFTs de momentos do campeonato.
O projeto envolve tanto a Copa do Mundo quanto o Mundial feminimo que será disputado na Austrália/Nova Zelândia em 2023.
Chamando de “FIFA+ Collect”, o projeto contará com imagens e ilustrações históricas da competição, sendo que os primeiros serão lançados em outubro na plataforma global direta ao consumidor do streaming. Entre as imagens NFTs que a entidade pretende lançar estarão o gol de mão de Diego Maradona na Copa de 1986 e o capitão inglês Bobby Moore levando o troféu de campeão em 1966.
Romy Gai, diretor de negócios da FIFA, afirma que os fãs de futebol estão inovando nas maneiras de se envolver no esporte e a iniciativa democratiza a capacidade das pessoas de ter uma parte da Copa do Mundo.
“O ‘fandom’ está mudando, e os fãs de futebol de todo o mundo estão se envolvendo com o jogo de maneiras novas e empolgantes. Este anúncio emocionante torna os colecionáveis da Fifa disponíveis para qualquer fã, democratizando a capacidade de possuir uma parte da Copa do Mundo da Fifa. Assim como as recordações e adesivos esportivos, esta é uma oportunidade acessível para os fãs de todo o mundo se envolverem com seus jogadores favoritos, momentos e muito mais em novas plataformas”.
De acordo com a empresa, a linha de NFTs é resultado de uma parceria com a empresa de blockchain Algorand, apoiadora regional da Copa do Mundo do Catar para América do Norte e Europa, além de patrocinadora oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia.
Sean Ford, executivo-chefe interino da Algorand, afirma que “A plataforma da Fifa, por meio de uma blockchain pública verdadeiramente descentralizada e escalável, é a primeira representação tangível da parceria técnica anunciada recentemente entre a Fifa e a Algorand. O compromisso que a Fifa fez de conectar-se à Web 3.0 habilitada pela Algorand é uma prova de seu espírito inovador e desejo de se envolver direta e perfeitamente com os fãs em todo o mundo”.