A União Europeia fará consulta sobre grandes empresas de tecnologia contribuírem com custos de telecomunicação. Esse é um desejo antigo das operadoras de lá. As empresas querem, e pressionam, que companhias como Alphabet (que comanda o Google), Meta (dona do Facebook, WhatsApp e Instagram) e Netflix (todas estadunidenses), paguem algo, já que, segundo as operadoras, essas companhias usam grande parte do tráfego da internet da UE.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 16, através de Thierry Breton, representante de telecomunicações da UE. Ele disse que essa questão de participação justa das empresas de tecnologia dos Estados Unidos nos custos das telecomunicações da Europa e na infraestrutura da internet, fará parte de uma grande consulta que deve envolver, no futuro até o metaverso.
O consumo de internet por parte das empresas estadunidenses
Durante o mês de maio, o grupo de operadoras de telecomunicações europeias, o ETNO, publicou um relatório onde consta que mais da metade do tráfego de rede global é das empresas: Google (Alphabet), Facebook (Meta), Netflix, Apple, Amazon e Microsoft.
As empresas, por sua vez, alegam que essa contribuição vai contra a neutralidade de rede, que os provedores de internet devem permitir o acesso aos conteúdos independente da fonte.
Já os provedores de internet dizem que as empresas em questão têm interesses que conflitam com os serviços de voz, TV e exploração de rede.
Sobre a consulta e a UE
A consulta será lançada em 2023, durante o primeiro trimestre do ano, e deve levar de cinco a seis meses para ser concluída, afirmou Breton. Depois disso, as propostas da Comissão Europeia serão incorporadas ao processo.
As informações foram divulgadas pela Reuters, direto de Paris/Bruxelas. Os membros atuais do bloco econômico da União Europeia são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.