Nesta segunda-feira (12), em uma parceria inédita com a Motorola, a Vivo lançou o curta-metragem “Buscapé”, que nasce 20 anos depois do lançamento de um dos mais importante filmes da história do cinema nacional, “Cidade de Deus”, única produção brasileira que recebeu quatro indicações ao Oscar e foi eleito recentemente o segundo filme estrangeiro mais assistido do mundo, segundo um estudo da plataforma online Preply.
“É com prazer que vejo esta história ser revisitada. Desta vez pelas mãos do Fred Luz, que colocou o foco no que há de positivo na comunidade, sua cultura, e não na violência“, comenta Fernando Meirelles, produtor executivo do curta-metragem.
O curta produzido pela O2 Filmes e dirigido por Fred Luz nasce para homenagear os 20 anos de história do filme, mas também para lançar novo motorola edge 30 ultra com o poder da conexão 5G da Vivo.
A amizade entre Buscapé e Barbantinho é a base dessa nova história, onde os atores Alexandre Rodrigues e Edson Oliveira, novamente, dão vida aos icônicos personagens. No spin-off, Buscapé volta à Cidade de Deus, agora como fotojornalista profissional, para cobrir um evento especial dentro da comunidade, mas muda seus planos ao se deparar com uma descoberta que dará início a uma investigação, usando a conexão 5G da Vivo e o novo edge como seus aliados.
“Nossa pretensão, nossa vontade, é que existisse essa “cola” mesmo, essa relação entre o ‘Cidade de Deus’ e o ‘Buscapé’, mas também construindo uma identidade proprietária para o curta, ele não pode ser só um ‘Cidade de Deus’ refilmado agora, mas é o que muda de lá pra cá, como é que a gente olha para essa obra 20 anos depois e como a gente interpreta as escolhas. Mergulho muito intenso, de muito aprendizado e de muita escuta”, revela Fred Luz.
De acordo com a agência, o projeto resgata a tradição da Vivo em criar conteúdos que homenageiam grandes marcos da cultura brasileira. A união da operadora com a Motorola possibilitou a reunião dos principais envolvidos no filme original. “Uma celebração histórica, para um filme histórico”, comenta Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R.
“Os smartphones são hoje parte essencial da vida dos consumidores. Com a tecnologia, a criação de conteúdo torna-se cada vez mais viável. Foi por isso que colocamos o smartphone em ação. Sem ter uma câmera profissional, o personagem Buscapé usa o celular na investigação jornalística, com todos os recursos na palma da mão para gerar um conteúdo de qualidade”, afirmou Andrea Brandi, head de Branding da Motorola.
O curta-metragem faz parte de uma estratégia de comunicação considerando mídia exterior nas principais capitais do país, trailer em salas de cinema e mídia online com diversas pílulas de conteúdo destacando as features do novo smartphone utilizado pelo protagonista da história.
Confira o vídeo: