De acordo com uma publicação do jornal americano The Wall Street Journal, The Walt Disney Company está planejando lançar uma loja online dentro da plataforma de streaming, Disney+, para vender produtos licenciados da marca e franquias do universo Disney, como roupas, acessórios, fantasias infantis e brinquedos.
Esse projeto não está sozinho, pois faz parte do novo programa de adesão que a empresa está trabalhando para lançar, onde o assinantes do streaming terá benefícios além da plataforma, como acesso à promoções e desconto em produtos, viagens, hotéis e ingressos para parques temáticas da marca. É um modelo de assinatura semelhante à praticada pela Amazon, que além do acesso ao Vídeo Prime, também oferece promoções e descontos, como frete grátis, em seu site.
O programa de associação, por enquanto, se aplicaria melhor no mercado dos Estados Unidos, mas a loja online pode ser uma boa ideia para vários outros mercados, podendo ser expandido para o mundo todo.
Segundo as informações, a nova iniciativa permitirá que os assinantes do Disney+ escolham na loja online e depois serão direcionados através de um código QR para um site, com o ShopDisney para especificar a compra.
Outra novidade é o lançamento de um algum produto ou brinquedo especial exclusivo, que só poderá ser adquirido pelos usuários dos streamings, dando exemplo de um réplica do sabre escuro (darksaber) do filme Star Wars e da saga da série. A expectativa para que a loja online seja lançada até o final deste ano.
Esse modelo de negócio não é uma novidade no mercado, pois há um ano, a Netflix lançou a sua própria loja online com produtos e acessos temáticos aos seus próprios conteúdos. Inicialmente foi disponibilizado apenas nos EUA, mas depois foi para outros países. A diferença com a ideia da Disney, é que a loja da Netflix não foi inserida no streaming.