A Nokia está levando o 4G para a Lua. Essa novidade inusitada é resultado de um projeto antigo, mas agora vai acontecer após a empresa de tecnologia fechar contrato com a Nasa. Apesar de começar com o 4G, por ser uma rede mais usada, o objetivo é expandir a rede para 5G.
Em algum tempo será possível ter conexão banda larga sem fio no espaço, usando a tecnologia 4G/LTE, promovida pela Nokia. Interessante, não?
O projeto é antigo, por isso que o 5G não foi a primeira opção da Nokia, mas o desejo é expandir essa conexão móvel e chegar na mais recente tecnologia de internet para celulares e internet das coisas.
De onde surgiu a ideia do 4G na Lua, promovida pela Nokia?
Essa ideia surgiu há alguns anos, antes mesmo da empresa ter qualquer contrato com a Nasa. Durante 2018 a Nokia fez um acordo com a Vodafone Alemanha para fazer uma rede lunar. Mas, a empresa que ajudaria na missão, PTScientists faliu em 2019 e o projeto não foi adiante.
Somente em 2020 a Nasa fechou um contrato de US$ 14,1 milhões, o que equivale a R$ 74 milhões, para fazer um sistema LTE de testagem.
Esse sistema iria, se desse certo, conduzir o projeto da rede lunar que será usada por astronautas que vão viver e trabalhar na Lua e na órbita dela, pois farão parte do Projeto Artemis, da Nasa. Esse projeto tem como objetivo levar a primeira mulher e o próximo homem para pousarem na Lua em 2024.
O diretor de Comunicações Avançadas e Tecnologia de Navegação da Nasa, Jason Mitchell, em entrevista à Fast Company, disse que a comunicação que há hoje entre espaço e Terra, para missões da Nasa, solucionam tranquilamente as necessidades que há hoje. Porém, para os planos que a Nasa tem tanto para a Lua, quanto para levar o homem à Marte, essa expansão para o 4G é necessária.
A estrutura inicial será pequena e servirá como um ponto de partida para a Nokia. A intenção é fazer o primeiro lançamento no primeiro trimestre de 2023.