De acordo com um levantamento realizado pela CupomValido.com.br e a empresa de dados Statista, o Brasil é o 5º país com mais usuários de internet no mundo, contabilizando 165 milhões de internautas ativos, o que corresponde a cerca de 78% da população total do país.
O topo da lista fica por conta da China, que acumula mais de 1 bilhão de usuários online, mais de 70% da população total. Em seguida vem a Índia, com 658 milhões, os Estados Unidos, com 307 e a Indonésia, com 204 milhões.
O top cinco do ranking fica da seguinte forma:
- China ( 1 bilhão)
- Índia (658 milhões)
- Estados Unidos (307 milhões)
- Indonésia (204 milhões)
- Brasil (165 milhões)
Considerando a lista dos 20 países (veja a seguir) com mais pessoas na internet, o Brasil é o único país da América Latina presente no ranking. Mas ao considerar somente os países latino-americanos, o México é o segundo com 96 milhões, seguida da Argentina com 38 milhões de conexões no país.
- China
- India
- EUA
- Indonésia
- Brasil
- Rússia
- Japão
- Nigeria
- México
- Alemanha
- Filipinas
- Egito
- Vietnã
- Irã
- Turquia
- Reino Unido
- França
- Tailândia
- Bangladesh
- Itália
Segundo o levantamento, no mundo todo, há mais de 5 bilhões de internautas ativos, embora tenha uma grande desigualdade na distribuição de usuários em relação a região. A Ásia, continente mais populoso do mundo, abriga 1,16 bilhão de pessoas ativas na internet. A África e o Oriente Médio representam a menor fatia, sendo que o continente africando só tem dois países no ranking: Nigéria (109 milhões) e Egito (75,6 milhões). Já o Oriente Médio conta apenas com o Irã, com 71,9 milhões.
Provedores e dispositivos usados
Outro levantamento da Statista apontou que 32% dos usuários brasileiros usam provedores de internet locais, situação na opção “Outros”. Em seguida vem a NET, contendo 22% das respostas e a Vivo, com 16%. Abaixo está a Claro (14%) e a Oi (12%). A Brisanet, Cabo Telecom e TIM Live possuem 3% de participação de mercado, de acordo com a pesquisa.
Quanto ao dispositivo, o smartphone é o preferido dos usuários para acessar a internet, tendo 99% dos acessos brasileiros. Em seguida vem as smart TV, com 50%, principalmente sob a demanda dos serviços de streaming.
Antes os principais dispositivos usados, agora o notebook (26%) e o computador (18) passaram para a terceira e quarta posição, respectivamente.