04/11/2024

Brasil é o país que mais usa AI na América Latina, diz pesquisa

Inteligência Artificial é uma tecnologia que tem se aprimorado ao longo dos anos e no Brasil tem crescido no mundo empresarial.

A Inteligência Artificial, ou AI, é um recurso tecnológico que vem crescendo no Brasil, tanto que esse é o país que mais usa essa tecnologia na América Latina. Segundo os dados do estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, do SAS – Software de Analytics & Soluções, feito pelo IDC – International Data Corporation, 63% das empresas em solo brasileiro usam a AI, em uma média de 47% em toda a região. 

Inteligência Artificial

Os setores empresariais que mais usam a Inteligência Artificial no Brasil são o financeiro, varejo e de manufaturas. E fora que, 90% das empresas brasileiras investem em dados de analytics para encontrar padrões de consumo. 

O estudo fez a pesquisa entre líderes de TI – Tecnologia da Informação, tanto chefe como diretores e gerentes, de 33 empresas que são latino-americanas. As entrevistas foram feitas entre maio e julho deste ano entre os seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Costa Rica e República Dominicana. 

Além dos dados já citados, o Brasil também é líder no quesito de uso do analytics e Inteligência Artificial para medir confiabilidade e segurança das atividades nas empresas. A média brasileira é de 54% e a porção territorial é de 73%. 

André Novo, country manager da SAS Brasil, disse que a pesquisa evidencia que o mercado brasileiro entendeu que só vai conhecer os seus clientes através de soluções mais precisas com análise de dados. 

O estudo também mostra que em 46% dos casos o diretor de Tecnologia da Informação é quem toma a decisão de usar a Inteligência Artificial e fazer análise de dados mais profunda nas empresas. 

Normalmente as aplicações onde mais são vistos o uso da Inteligência Artificial, na América Latina, são:

  • Vídeo em computador (48%);
  • Automação de processos de tomada de decisão (47%) Conhecimento (44%);
  • Reconhecimento de texto (44%);
  • Detecção de anomalia (43%);
  • Internet das Coisas – IoT (42%);
  • Reconhecimento de áudio e voz (41%).

Em contraste a esses dados, a pesquisa mostra também que 70% das empresas falham nos processos internos de tratamento de dados, para que estejam conforme com as regras de privacidade. 

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