Na última segunda-feira, 03, o Brasil foi reeleito para o Conselho da União Internacional de Telecomunicações, o UIT. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério das Comunicações, o MCOM.
As eleições aconteceram na Conferência de Plenipotenciários da UIT, em Bucareste, Romênia. O evento começou no dia 26 de setembro e segue até 14 de outubro.
Na mesma ocasião, também aconteceu a eleição do brasileiro Agostinho Linhares de Souza, para fazer parte da Junta de Regulação de Rádio, RRB, da UIT.
A importância da UIT – União Internacional de Telecomunicações
A União Internacional de Telecomunicações é a agência internacional mais importante para tratar sobre pautas das telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação, TICs. Fazendo parte da Nações Unidas, a UIT tem o poder de coordenar posicionamentos dos Estados Membros e representantes dos setores na agenda de TICs pelo mundo.
O Brasil faz parte da UIT desde o começo, em 1947. Para a sua reeleição contou com 166 votos, em um total 182 votantes, tornando-se o segundo país a ter mais votos para fazer parte do Conselho.
Sobre o eleito para a RRB
A Junta de Regulação de Rádio faz parte da UIT como um organismo que pode aprovar regras para serem usadas na radiocomunicação, além de atuar nas aplicações entre os Estados Membros.
Agostinho Linhares de Souza é um engenheiro de telecomunicações. Possui doutorado pela Universidade de Brasília, UnB, tem especialização em regulação de telecomunicações e é servidor de carreira da Anatel desde 2005.
O brasileiro atua na assessoria do Gabinete da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. Além disso, é participante e chefe de delegações brasileiras junto à UIT e é autor de artigos acadêmicos no campo das telecomunicações.