A Claro, a Embratel e a Ericsson, com auxilio da Qualcomm Brasil, bateram recorde de velocidade de uplink na América Latina, atingindo cerca de 700Mbps usando Dual Connectivity e Agregação de Portadoras no 5G. Essa demonstração abre caminhos para experiências especiais e diferentes da rede 5G em diversos setores.
Áreas como os setores industriais, de saúde, de cidades inteligentes, entre outros, e para o consumidor final, em streaming de vídeo ao vivo e compartilhamento de conteúdo de mídia social serão beneficiadas de melhor forma depois dos conhecimentos adquiridos com essa testagem.
Como funcionou a ação da Claro, Embratel e Ericsson em parceria com a Qualcomm
Para ação foi usado o espectro comercial da Claro habilitado pela Embratel, equipamentos da Ericsson com suporte a New Radio – Dual Connectivity (NR-DC) e recursos de software de Agregação de Portadoras; em conjunto com um dispositivo smartphone de teste com o Snapdragon® X65 5G Modem-RF System na rede da Claro.
E com tudo isso, esse resultado de velocidade recorde e uplink, há um passo importante que foi dado na colaboração entre as empresas.
Esse teste mostra como o 5G tem potencial para mudar a telecomunicação
As empresas explicam que uma taxa de pico de uplink próxima a 700Mbps equivale a mais de vinte vezes a taxa de uplink trafegada nas redes atuais. Ou seja, é um resultado significativo para dar suporte a aplicativos e serviços que precisam carregar dados pesados.
Marcello Miguel, Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da Embratel, afirma que esses resultados mostram como são inúmeras as oportunidades que o 5G oferece. A nova rede aliada à Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data e Machine Learning fará a sociedade evoluir como um todo. Veja a fala completa:
“Os importantes resultados dessa demonstração, com baixíssima latência e alta velocidade de transmissão de dados, mostra como temos inúmeras oportunidades de habilitar aplicações de 5G em diversas áreas do mercado corporativo, que exigem precisão e segurança. O 5G integrado a tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data e Machine Learning, vai levar uma revolução para as empresas e governos, alavancando a inovação na saúde, na indústria, em cidades inteligentes, no segmento financeiro e na educação, entre tantos outros setores. A Claro e a Embratel estão sempre à frente dessas evoluções e ficamos muito felizes de contar com a parceria da Ericsson e da Qualcomm para mostrar todo o potencial do 5G para o Brasil.”
Murilo Barbosa, Vice-presidente de Negócios da Ericsson, também comentou sobre o assunto, dizendo que eles têm buscado formas de aumentar o impacto do 5G para a população geral. Além disso, disse mais:
“Somos pioneiros na implementação do 5G nos cinco continentes e mantemos o compromisso contínuo de apoiar nossos clientes e os clientes dos nossos clientes na jornada de evolução da conectividade móvel.”
E Fiore Mangone, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda disse que a empresa que ele faz parte tem o prazer de participar desse projeto com as outras companhias. Isso é um marco para o 5G.
“Juntos estamos realizando todo o potencial do 5G por meio de novos avanços que gerarão benefícios transformadores para consumidores e empresas.”