[ATUALIZAÇÃO – 20/10/2022 21h59]:
Mais de 24 horas após o início de falha que afetou o serviço prestado de milhões de clientes Claro, a operadora ainda não publicou comunicado nas redes sociais dando uma explicação sobre o que aconteceu – e ainda está acontecendo em algumas regiões – ou pelo menos pedindo desculpas para os afetados. Nossa equipe também procurou a assessoria de imprensa da empresa para os esclarecimentos, mas ninguém se pronunciou sobre o caso.
De acordo com o Downdetector, serviço de checagem de instabilidade em serviços digitais, relatórios de usuários ainda indicam potenciais problemas com a Claro. A maioria dos problemas notificados no momento é de dificuldade para navegar na internet fixa da empresa (79% das reclamações). Telefonia Móvel (12%) e Sem Sinal (10%) aparecem na sequência.
Acompanhe a seguir a matéria original publicada ontem (19) aqui no Minha Operadora.
Claro enfrentando problemas neste momento no Sul e Sudeste do Brasil
Clientes de internet fixa e móvel da Claro estão com dificuldades para acessar a internet fixa e móvel na noite desta quarta-feira (19). Eles estão localizados principalmente nas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
De acordo com o Downdetector, que monitora falhas de serviços de tecnologia, as notificações do problema começaram a aumentar a partir das 19h37, até atingir o pico de 3.332 queixas às 20h07. No Twitter, é possível encontrar relatos de usuários que estão sem conseguir se conectar à internet.
Resposta da Claro
O site Minha Operadora entrou em contato com a assessoria de imprensa da Claro pedindo um posicionamento sobre o que pode ter causado a falha de hoje, e qual a previsão de normalização. Atualizaremos este texto quando recebermos uma resposta.
[ATUALIZAÇÃO – 19/10/2022 22H58]:
Até o momento nós não recebemos um retorno da Claro com explicações sobre a falta de sinal desta noite de quarta-feira. Ligamos para a Central de Atendimento da operadora (1052) e uma atendente nos informou que o sistema do SAC também está inoperante. A previsão de normalização é até às 6h00 de amanhã. Números de protocolos também não estão sendo gerados.
Nenhum posicionamento foi emitido pela Claro nas redes sociais da empresa, apesar de ser grande o número de consumidores solicitando esclarecimentos. O Minha Operadora continuará acompanhando.