Anúncios no streaming podem ser uma boa ideia para as empresas, mas os consumidores não conseguem enxergar muitos atrativos nisso. Segundo pesquisa feita pela The Harris Poll durante o mês de outubro, em nome do Ad Age, os clientes estão divididos sobre esse assunto. 1.045 pessoas foram entrevistadas online.
A pesquisa constatou que conforme as plataformas passarem a adotar o uso de anúncios em meio as suas programações, os clientes devem procurar por melhores opções de experiência do usuário.
Anúncios no streaming podem atrapalhar a experiência do usuário
Só nos Estados Unidos, mais da metade da população adulta tem assinatura em streamings e se diz incomodada com anúncios. Mesmo não sendo algo tão massivo como é na programação de uma televisão tradicional, o público de lá não se sente feliz com os comerciais nesse tipo de plataforma.
81% dos entrevistados disseram que se sentem irritados com a quantidade de propagandas a que são expostos, pois passam por elas repetidas vezes. Enquanto isso, 70% dos pesquisados não costumam fazer compras dos produtos anunciados em streamings.
Menos de um quarto dos participantes da pesquisa disse que aceitaria pagar por uma experiência sem anúncios no streaming.
Que os anúncios interajam com a programação
Outro ponto importante que a pesquisa revelou foi que 60% dos entrevistados disse que seria melhor ver anúncios relacionados ao programa. Desde que se parecessem com o que está sendo assistido, até ter as estrelas do conteúdo fazendo o comercial, facilitaria assistir ao comercial sem achar ruim.
Os streamings têm dado versões de assinaturas com anúncios para serem uma opção mais barata para o usuário que deseja pagar menos sem abrir mão do serviço. Porém, é de se questionar como fica a experiência do usuário nesse meio caminho.
A HBO Max já tem essa versão e a Netflix anunciou que vai lançar essa novidade durante o início do mês de novembro.