Elon Musk oficializou nesta quinta-feira, 27, a compra do Twitter. O homem mais rico do mundo publicou em seu perfil no Twitter que comprou a rede social pois acredita ser importante para a civilização ter uma praça pública comum, para debater crenças de forma saudável e sem violência.
Desde abril que se fala sobre a venda do Twitter para o empresário Elon Musk. Ele começou comprando parte da empresa, mas depois interrompeu o processo e até ameaçou desistir da transação.
Entre idas e vindas Elon Musk finalmente comprou o Twitter
O empresário, que é dono da Tesla e SpaceX (empresa que comanda a internet via satélite Satlink), ofereceu US$ 54,20 por cada ação da empresa de rede social. Na época, o valor total da compra ficou por volta de Us$ 44 bilhões.
Porém, mesmo com tudo indo bem, por causa de problemas do Twitter com contas falsas e suas políticas internas sobre essa pauta, Musk começou a recuar no negócio.
A rede social, por sua vez, negou o problema e esse impasse seguiu por várias semanas e meses até chegar em outubro, com essa notícia de venda concretizada.
Elon Musk chegou a pedir para avaliar as contas que supostamente seriam falsas e o caso foi para a justiça. O assunto seria julgado no final de outubro, mas o comprador voltou atrás e anunciou que iria completar a compra.
Demissão em massa
Em meio a tudo isso há ainda outros problemas, como por exemplo o rumor de demissão em massa e protestos por parte dos funcionários.
Surgiu a notícia de que Musk iria demitir 75% da empresa. O assunto foi pauta de uma matéria do Washington Post, que dizia que haveria um corte de 5.500 pessoas da empresa. Com isso os funcionários fizeram uma carta aberta em protesto a essa notícia de demissão.
O documento não foi publicado oficialmente, mas circula dentro da empresa. Ele diz que os funcionários alegam que uma demissão em massa poderia comprometer a capacidade do Twitter em atender à conversa pública, fato que ele disse defender recentemente.
Na quarta-feira, o empresário visitou a empresa carregando uma pia nas mãos, fazendo um trocadilho com uma expressão em inglês. O ditado “caiu a ficha”, em inglês fica “let that sink in”. Porém, sink pode significar tanto “pia”, quanto “assimilar”. Daí a brincadeira.