Nesta segunda-feira (10), o Itaú Unibanco anunciou que acabou de dar mais um passo importante para expandir a utilização do 5G no sistema financeiro, levando a tecnologia para 100 agências em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás, que foram escolhidas por meio de estudo das regiões que já contavam com a infraestrutura necessária para o recebimento do sinal.
Fábio Napoli, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco, afirma que
“Ao enxergarmos todo o potencial que o 5G pode trazer para a evolução do setor financeiro, nos antecipamos à essa tendência no ano passado, quando levamos a tecnologia para algumas de nossas agências, ainda em caráter experimental. Desde então, foi possível notar ganhos substanciais de velocidade de tráfego de dados em nossos sistemas internos, além de uma melhora expressiva na disponibilidade de conexão, o que permite testarmos novas possibilidades de atender nossos clientes”.
De acordo com a instituição financeira, nessa primeira fase 40 agências são na cidade de São Paulo, 23 no Rio de Janeiro, 13 em Curitiba, 13 em Goiânia e Aparecida de Goiânia e 11 em Belo Horizonte.
Napoli afirma que segue focado para depender da novidade para outras localidades do país, assim que a tecnologia for disponibilizada em mais regiões. “À medida em que aumentamos o poder tecnológico das unidades físicas, proporcionamos a união entre a agilidade do ambiente digital com a conveniência do atendimento presencial. Neste contexto, seguimos focados em expandir a novidade para outras localidades do Brasil, tão logo esse tipo de conexão esteja disponível em mais localidades do País”, completa.
O novo padrão de conexão demonstra, cada vez mais, sinais para revolucionar práticas de consumo e negócios de todos os tipos ao redor do mundo. Como um dos principais benefícios do 5G, está a velocidade de conexão, que permite um avanço dos atuais 120 megabits por segundo (Mbps) para 600 Mbps – o que significa cinco vezes mais capacidade na transmissão de dados.
Com a tecnologia, que assegura uma conexão mais estável e evitando problemas que são causados por falhas referentes à conexão cabeada, as operações financeiras se tornaram mais rápidas e interativas, agilizando o atendimento e favorecendo assim tanto colaboradores quantos os clientes.