O padrão único de carregadores de celulares já é realidade em alguns países do continente europeu. A União Europeia aprovou a lei que padroniza carregadores para celulares, tablets, notebooks, fones de ouvido e outros dispositivos portáteis. Agora todos os fabricantes devem adotar as entradas USB C.
Essa informação foi dada pelo colunista Jamil Chade, do site Uol. A maior impactada, negativamente, com essa decisão é a Apple, que usa entradas exclusivas em seus carregadores, a chamada porta lightning.
A empresa tentou barrar a decisão, mas não teve sucesso. Os rumores que há no momento é que a Apple vai aderir a padronização, mas ainda não houve nenhum parecer da empresa.
Padronização dos carregadores na Europa
Há muito tempo existe essa discussão. Segundo o Uol, desde 2009 a UE aborda essa pauta, mas até então não houve nenhuma decisão.
Um dos grandes objetivos de ter um padrão para os carregadores é diminuir a quantidade lixo eletrônico. Com entradas iguais nos aparelhos, o usuário só precisaria ter um carregador para reabastecer a energia dos seus aparelhos.
Além disso, as empresas também não precisariam a cada lançamento de produto disponibilizar um novo carregador na caixa (medida que a Apple tem adotado nos últimos anos).
Segundo o Parlamento europeu, os consumidores vão economizar por volta de 250 milhões de euros por ano, por não precisarem mais comprar diferentes carregadores, pois isso se tornaria desnecessário. Isso equivale a R$ 1,3 bilhão.
Já em relação à redução de lixo eletrônico, a estimativa da UE é que haveria uma redução de 11 mil toneladas por ano.
Agora, na Europa, as empresas terão o prazo de dois anos para se adaptarem à novidade. Com exceções dos laptops, que terão um prazo maior, até 2026 para mudarem seus carregadores.
A decisão
O placar de votos sobre a medida foi o seguinte: 602 a favor, 13 contra e 8 abstenções. Com isso, essa é a primeira lei para padronizar alguma tecnologia no mundo.