Ao divulgar seus resultados financeiros referente ao terceiro trimestre do ano, a Netflix mostrou que ainda é forte no mercado ao superar suas expectativas de atingir a adição de 1 milhão de assinantes para a sua base. A empresa ganhou cerca de 2,4 milhões de usuários, se recuperando da crise do início do ano, onde perdeu mais de 200 mil assinantes.
O balanço surpreendeu o mercado e resultou na alta de 14% das ações da empresa após o fechamento da bolsa de valores. “Depois de um primeiro semestre difícil, acreditamos estar no caminho de um crescimento rápido novamente“, afirmou a Netflix.
Anteriormente, a Netflix tinha reportado que estava com cerca de 220 milhões de assinantes em todo o mundo. Com os novos números, a plataforma passa a ter em torno de 223 milhões, recuperando sua liderança que tinha pedido para a Disney em agosto. No entanto, a companhia quer mais crescimento e espera chegar a 227,6 milhões de assinantes até o fim do ano.
Uma das suas principais estratégias para atrair novos clientes é o plano suportado por anúncios, que está custando R$ 18,90 ao mês no Brasil. É o pacote mais barato da empresa que ficará disponível para contratação no início de novembro. No momento, o mais barato é o de R$ 25,90.
Outra estratégia da Netflix é expandir, a partir de 2023, a cobrança extra para quem divide a senha com quem não mora na mesma casa. A medida começou a ser testada em países da América Latina, como Argentina, El Salvador, Guatemala, Honduras , República Dominicana, Chile, Costa Rica e Peru, mas o Brasil ficou de fora.
Os resultados financeiros da empresa também superaram as expectativas do mercado, em particular seu lucro líquido de US$ 1,4 milhão entre junho e setembro, em vez dos US$ 966 milhões esperados pelos analistas. Seu faturamento atingiu US$ 7,9 bilhões.
Compartilhamento de conta
Assim como mencionado, a Netflix já realiza cobrança extra para assinantes que compartilham sua conta com pessoas fora de sua casa. No entanto, nesta terça-feira (18), divulgou a suspensão do serviço na Argentina, El Salvador, Guatemala, Honduras e República Dominicana. “Depois de ouvir o feedback dos consumidores, decidimos descontinuar os recursos de ‘adicionar uma casa’”, explica.
A modalidade ainda está em funcionamento no Chile, Costa Rica e Peru, mas nesses países, em vez de ativar a função ‘adicionar uma casa’, a opção ‘membro extra’ foi habilitada.
A Netflix também lançou a função de transferência de perfil globalmente, como parte de sua estratégia antes de começar a cobrar por contas de compartilhamento em todo o mundo.
“Vamos nos concentrar em facilitar para as pessoas que compartilham uma conta a transferência de seu perfil ao iniciar sua própria associação e para que todos os membros gerenciem facilmente seus dispositivos e criem subcontas, ‘membro extra’, se quiserem pagar pela família ou amigos”, afirmaram.